Resumo

Título do Artigo

O VÍRUS DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: o efeito da pandemia covid-19 na gestão de micro e pequenas empresas baianas
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Palavras Chave

Transformação Digital
Pequenos Negócios
Pandemia covid-19

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégias Organizacionais em Pandemia e Pós-Pandemia

Autores

Nome
1 - Lívia Veiga de Oliveira Bispo
UNIVERSIDADE SALVADOR (UNIFACS) - Salvador
2 - Cassiana Santos da Silva Farias
UNIVERSIDADE SALVADOR (UNIFACS) - Salvador
3 - Manoel Joaquim Fernandes de Barros
UNIVERSIDADE SALVADOR (UNIFACS) - PPGA
4 - Ernani Marques dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Núcleo de Pós-Graduação em Administração

Reumo

A transformação digital é um fenômeno que desafia gestores brasileiros e o ano de 2020 impôs uma nova dinâmica aos negócios, ditada pelas políticas de isolamento social, adotadas em decorrência da pandemia do corona vírus. Neste contexto, pequenos negócios brasileiros apontam queda no faturamento e, com relação às empresas baianas deste porte, um número relevante registra queda no volume de vendas, muitas pararam de funcionar ou foram levadas a se reinventar, adotando ferramentas digitais. A presença digital, de opção, tornou-se uma necessidade.
Frente a este contexto, o presente trabalho visa responder à seguinte problemática: qual o efeito da pandemia covid-19 no processo de transformação digital de micro e pequenas empresas baianas? O objetivo geral é compreender a influência da pandemia no processo de incorporação da tecnologia por pequenos negócios no estado. Os objetivos secundários são: identificar o perfil dos líderes na condução deste processo; verificar em que nível a pandemia gerou prejuízos aos pequenos negócios baianos; e compreender os desafios enfrentados pelos empresários no curso desta transformação digital.
O marco teórico deste estudo versa sobre transformação digital e o universo da gestão de micro e pequenas empresas. A transformação digital engloba toda a estratégia de negócio e o empreendedorismo tem relação direta com a inovação (GRUPTA, 2019; BRUNELLI; CAVAZOTTE, 2019). No entanto, o processo de transformação digital pressupõe desafios: aspectos de investimentos em tecnologia; limitações em aceitar a digitalização do negócio; barreiras à adaptação; falta de capacidades e competências organizacionais, dentre outras (LAVRADO, 2019; LONGO; WATANABE, 2019).
A presente investigação lança mão da estratégia metodológica qualitativa e de caráter descritivo. Os dados foram coletados entre os dias 22 de junho e 20 de julho de 2020, através da aplicação de questionários semiestruturados online (da plataforma Survey Monkey), a uma amostra de 201 gestores de pequenos negócios baianos. A ferramenta de pesquisa foi composta por perguntas fechadas, sendo utilizadas escalas Likert de cinco pontos e questões de escolha dicotômica. Os dados foram analisados a partir da estatística descritiva e da análise de conteúdo.
Os achados revelam um cenário de fragilidade do ponto de vista da gestão: 41,71% dos respondentes desconhecem o conceito de transformação digital; 25,77% dizem possuir conhecimentos e habilidades adequados para acompanhar a evolução digital; e 35,05% consideram a estratégia digital como elemento essencial do negócio. Quanto aos prejuízos decorrentes da pandemia: 76% contabilizam perdas financeiras e 37,69% afirmam que seus negócios não estão preparados para mudanças. Dentre as dificuldades enfrentadas, 59,16% afirmam que faltam recursos para investir em estratégias digitais.
O efeito da pandemia covid-19 no processo de transformação digital de micro e pequenas empresas baianas tem duas vertentes: os prejuízos decorrentes da suspensão de atividades presenciais corporativas e as dificuldades enfrentadas por gestores no curso da transformação digital neste contexto. A principal limitação deste estudo se dá no campo metodológico e sugere-se uma futura análise quantitativa, via regressão múltipla e análise fatorial, para explicar este fenômeno sob outras dimensões. Outra possibilidade é a replicação deste estudo em outros estados brasileiros, a título comparativo.
BRUNELLI, M. Q.; CAVAZOTTE, F. S. C. N. Liderança no Empreendedorismo Social: entendendo os principais desafios e os principais resultados positivos deste processo. In: XLIII EnAnpad. Anais […], São Paulo: EnAnapad, 2019. GRUPTA, S. Implantando Estratégia Digital. São Paulo: M.Books, 2019. LAVRADO, F. P. BPM e Transformação Digital. In: XXII Seminários em Administração – SemAd, Anais […], 2019. LONGO, M. T.; WATANABE, C. Y V. Transformação digital: uma análise das principais barreiras e dificuldades em micro e pequenas empresas. In: XXII Seminários em Administração – SemeAd, Anais […], 2019.