Resumo

Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE COMO FATOR COMPETITIVO PARA MICROS, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: Um estudo realizado na Região do Grande ABC.
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Palavras Chave

Desenvolvimento sustentável
Região do Grande ABC
Vantagem competitiva

Área

Artigos Aplicados

Tema

Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - Fabiana Aila de Sousa Oliveira Santos
FACULDADE DE MAUÁ - FAMA (FAMA) - Mauá
2 - Kaio Henrique Leal Marques
FACULDADE DE MAUÁ - FAMA (FAMA) - Maua
3 - Jeanine de Souza da Silva
FACULDADE DE MAUÁ - FAMA (FAMA) - Mauá
4 - ELIANA VILEIDE GUARDABASSIO
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Centro

Reumo

A agenda 2030 é um plano de ação criado pela ONU (Organização das Nações Unidas), para as pessoas e para o planeta, ela busca fortalecer a paz universal com mais liberdade. Por meio desta iniciativa e com base nos 8 ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), foi elaborado em 2015 os 17 ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável). Estes objetivos estão divididos em 169 metas e compostos por 193 Países. Diante disso, essa pesquisa tem como proposta identificar a criação de vantagem competitiva para as micros, pequenas e médias empresas por meio do desenvolvimento sustentável.
Neste contexto, a questão central que norteia este artigo é, como a sustentabilidade contribui para a vantagem competitiva das micros, pequenas e médias empresas da região do Grande ABC?
Esta pesquisa justificou-se pela necessidade de apresentar para as micros, pequenas e médias empresas da região do Grande ABC, que não possuem conhecimento sobre o assunto, ou aquelas que possuem algum conhecimento mas, não fazem nada a respeito, que estes objetivos são cruciais para o desenvolvimento sustentável e podem gerar vantagens competitivas quando utilizados.
Para identificar e responder a questão central foi utilizada como metodologia uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, onde foi desenvolvido um questionário por meio do Google Docs® com 14 questões retiradas de uma pesquisa feita pelo SEBRAE em 2017. Foram abordados 172 empresários e colaboradores diretos, e através desta coleta de dados se teve a análise de resultados.
Conclui-se através da coleta de dados que, as micros, pequenas e médias empresas estão muito longe do conhecimento e aplicação das práticas de sustentabilidade em suas respectivas empresas, apesar de já terem tido algum tipo de contato sobre o assunto, não dispõem das informações precisas para aplicação de ações e planejamento que viabilizem sua implantação. Deste modo, compreende-se que não será possível atender ao cronograma da agenda de 2030 e tão pouco os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Para tanto, é preciso o desenvolvimento de pesquisas que gerem conhecimento e que contribuam para a propagação de informações, só assim será possível alcançar os resultados pois, ao propagar que a sustentabilidade pode ser um fator positivo de competitividade, a implantação de suas práticas possibilitaram um status diferenciado em relação às demais empresas, por conseguinte será disposta a esses maior credibilidade, pois poderão através do marketing verde propagar a eficiência de suas ações e desta forma contribuírem significativamente em prol do planeta e atenderem com exatidão os ODS.