Resumo

Título do Artigo

OPEN STRATEGIZING E A FORÇA DO OLHAR ETNOGRÁFICO
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Palavras Chave

open strategizing
etnografia
ensaio teórico

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Abordagens sociais, organizacionais, cognitivas e históricas em Estratégia

Autores

Nome
1 - ROBSON VANDER CANARIN DA ROCHA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Programa de Pós graduação em Administração
2 - Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis

Reumo

Este ensaio teórico nasce da nossa percepção de insuficiência, na literatura que trata do processo de formação da estratégia, de pesquisas que utilizem a etnografia para compreender os fenômenos organizacionais. A imersão fenomenológica e métodos antropológicos, com a ida do pesquisador a campo, por meio da aproximação do ambiente organizacional, permite maior acesso às pessoas envolvidas no processo. A etnografia pode se apresentar como uma possibilidade a ser explorada pela abordagem open strategizing (Andion & Serva, 2006; Pimentel & Nogueira, 2018; Whittington, 2019).
A open strategizing pressupõe a existência de ações que favorecem redes colaborativas, interações e relações informais compostas de interesses individuais e coletivos, que se congregam dentro do processo dinâmico e complexo de formação da estratégia (Mack & Szulanski, 2017; Tavakoli et al., 2017; Whittington, 2019). Com a preocupação de avançar nos estudos da abordagem de open strategizing nas organizações nos questionamos como os estudos etnográficos podem contribuir para o desenvolvimento da abordagem de open strategizing?
Open Strategy é uma abordagem estratégica que envolve duas dimensões, a inclusão das pessoas e a transparência da informação. (Whittington, Cailleuet & Yakis-Douglas, 2011). Etnografia significa a descrição de um povo, cultura ou raça. Para compreender a realidade das pessoas, como elas vivem, pensam e agem, é necessário ir a campo e conviver com os grupos sociais dos quais essas pessoas fazem parte (Angrosino, 2009). A observação participante é um processo dinâmico e complexo e interdisciplinar de coleta de dados que acontece no próprio ambiente em que os observados vivem, e nesse process
Entendemos que não é possível apreender todas as nuances do fenômeno open strategizing com métodos tradicionais e muito estruturados de pesquisa, é preciso imersão na prática. Assim, os estudos etnográficos e, em especial, o método de observação participante podem contribuir por sua característica de abertura de possibilidades de inserção no campo, de participação e interação com os sujeitos da pesquisa e com as práticas organizacionais na sua origem, que revelam os aspectos subjacentes das relações e interrelações organizacionais. A démarche etnográfica tem por compromisso a forte aproximação
Talvez a essência deste ensaio possa ser resumida pela afirmação de Demo (1995) de que a força dos estudos etnográficos é o seu compromisso com a prática. Esse é justamente o ponto de convergência com a estratégia aberta, que carrega em seu cerne a abordagem da prática social. E o que motiva essa aproximação é o entendimento de que os métodos tradicionais de pesquisa, empiristas e positivistas, parecem não satisfazer as nossas indagações sobre como ocorre a inclusão das pessoas e a transparência das informações no processo de tomada de decisão, desenvolvimento e implementação da estratégia nas
Andion, C., & Serva, M. (2006). A etnografia e os estudos organizacionais. In C. K. Godoi, R. Bandeira-de-Mello, & A. B. Silva (orgs.), Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: Paradigmas, estratégias e métodos (pp. 147-179). Saraiva. Bernardi, B. (1974). Introdução aos estudos etno-antropológicos. Edições 70. Demo, P. (1995). Metodologia científica em ciências sociais. Atlas. Serva, M., & Jaime Júnior, P. (1995). Observação participante pesquisa em administração: Uma postura antropológica. Revista de Administração de Empresas, 35(3), 64-79. Whittington, R., Cailluet, L., & Y