Resumo

Título do Artigo

O QUE A ABORDAGEM DAS PRÁTICAS TEM A NOS DIZER ACERCA DA APRENDIZAGEM NAS ORGANIZAÇÕES? Uma Análise Sistemática da sua Produção Científica Internacional
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Aprendizagem nas organizações
Práticas sociais
Análise sistemática

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Aprendizagem nas Organizações

Autores

Nome
1 - Daniela Giareta Durante
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC
2 - Diego de Queiroz Machado
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC)

Reumo

A discussão sobre aprendizagem nas organizações é recorrente no campo dos estudos organizacionais. O tema já foi explorado por meio de diversas abordagens ontológicas e epistemológicas que se refletem em um campo multiparadigmático e complexo. A partir do movimento practice turn nos Estudos Organizacionais, a aprendizagem nas organizações também vem sendo estudada sob a lente das teorias da prática. Estas teorias agregam dimensões explicativas da realidade social, tendo potencial de desconstruir o domínio da corrente funcionalista sobre o fenômeno organizacional.
Diante de tal discussão, esta pesquisa tem como objetivo analisar a produção científica sobre aprendizagem nas organizações que utilizou a abordagem das práticas sociais. Para tanto, este estudo abrangeu os artigos disponíveis na base de dados Scopus até agosto de 2019, quando foi realizada a busca. Na amostra de artigos coletados, foi feita revisão sistemática a fim de analisar criteriosamente as características da produção e, com isto, contribuir para o entendimento acerca dos estudos baseados em prática no campo da aprendizagem organizacional.
Inicialmente, a base teórica do artigo discorre sobre toda a evolução dos estudos de aprendizagem organizacional, suas principais perspectivas e características. Em um segundo momento, são destacados os estudos baseados em prática e as teorias da prática, com foco no campo da aprendizagem nas organizações.
Foi possível identificar a quantidade de artigos publicados por ano, principais autores, além das palavras-chave da amostra e suas relações. Quanto às características metodológicas, identificaram-se os métodos de pesquisa e técnicas de coleta de dados e os tipos de sujeitos investigados. Por fim, a análise sistemática dos artigos apresentou, em linhas gerais, o conteúdo dos 18 artigos mapeados, a fim de evidenciar suas características e as suas contribuições, destacando-se os principais aspectos que diferenciam essa abordagem das tradicionais.
Com base nos artigos analisados, notou-se que a produção internacional da aprendizagem nas organizações que adota a abordagem das práticas sociais é recente e limitada. Além disso, grande parte da produção localizada é exclusivamente teórica, o que limita as possibilidades de investigar a aprendizagem acontecendo em tempo real. Por outro lado, os estudos mapeados apresentam coerência com os pressupostos das teorias da prática e trazem contribuição relevante para pensar o fenômeno além da racionalidade instrumental.
ANTONELLO, C. S.; GODOY, A. S. A encruzilhada da aprendizagem organizacional: uma visão paradigmática. Revista de Administração Contemporânea, v. 14, n. 2, p. 310-332, 2010. BISPO, M. de S.; GODOY, A. S. A etnometodologia enquanto caminho teórico-metodológico para a investigação da aprendizagem nas organizações. Revista de Administração Contemporânea, v. 16, n. 5, p. 684-704, 2012. EASTERBY-SMITH, M.; LYLES, M. A. The Evolving Field of Organizational Learning and Knowledge Management. Handbook of Organizational Learning and Knowledge Management, 2 ed. p. 1-20, 2011.