O QUE A ABORDAGEM DAS PRÁTICAS TEM A NOS DIZER ACERCA DA APRENDIZAGEM NAS ORGANIZAÇÕES? Uma Análise Sistemática da sua Produção Científica Internacional
Aprendizagem nas organizações
Práticas sociais
Análise sistemática
Área
Estudos Organizacionais
Tema
Aprendizagem nas Organizações
Autores
Nome
1 - Daniela Giareta Durante UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC
2 - Diego de Queiroz Machado UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC)
Reumo
A discussão sobre aprendizagem nas organizações é recorrente no campo dos estudos organizacionais. O tema já foi explorado por meio de diversas abordagens ontológicas e epistemológicas que se refletem em um campo multiparadigmático e complexo. A partir do movimento practice turn nos Estudos Organizacionais, a aprendizagem nas organizações também vem sendo estudada sob a lente das teorias da prática. Estas teorias agregam dimensões explicativas da realidade social, tendo potencial de desconstruir o domínio da corrente funcionalista sobre o fenômeno organizacional.
Diante de tal discussão, esta pesquisa tem como objetivo analisar a produção científica sobre aprendizagem nas organizações que utilizou a abordagem das práticas sociais. Para tanto, este estudo abrangeu os artigos disponíveis na base de dados Scopus até agosto de 2019, quando foi realizada a busca. Na amostra de artigos coletados, foi feita revisão sistemática a fim de analisar criteriosamente as características da produção e, com isto, contribuir para o entendimento acerca dos estudos baseados em prática no campo da aprendizagem organizacional.
Inicialmente, a base teórica do artigo discorre sobre toda a evolução dos estudos de aprendizagem organizacional, suas principais perspectivas e características. Em um segundo momento, são destacados os estudos baseados em prática e as teorias da prática, com foco no campo da aprendizagem nas organizações.
Foi possível identificar a quantidade de artigos publicados por ano, principais autores, além das palavras-chave da amostra e suas relações. Quanto às características metodológicas, identificaram-se os métodos de pesquisa e técnicas de coleta de dados e os tipos de sujeitos investigados. Por fim, a análise sistemática dos artigos apresentou, em linhas gerais, o conteúdo dos 18 artigos mapeados, a fim de evidenciar suas características e as suas contribuições, destacando-se os principais aspectos que diferenciam essa abordagem das tradicionais.
Com base nos artigos analisados, notou-se que a produção internacional da aprendizagem nas organizações que adota a abordagem das práticas sociais é recente e limitada. Além disso, grande parte da produção localizada é exclusivamente teórica, o que limita as possibilidades de investigar a aprendizagem acontecendo em tempo real. Por outro lado, os estudos mapeados apresentam coerência com os pressupostos das teorias da prática e trazem contribuição relevante para pensar o fenômeno além da racionalidade instrumental.
ANTONELLO, C. S.; GODOY, A. S. A encruzilhada da aprendizagem organizacional: uma visão paradigmática. Revista de Administração Contemporânea, v. 14, n. 2, p. 310-332, 2010.
BISPO, M. de S.; GODOY, A. S. A etnometodologia enquanto caminho teórico-metodológico para a investigação da aprendizagem nas organizações. Revista de Administração Contemporânea, v. 16, n. 5, p. 684-704, 2012.
EASTERBY-SMITH, M.; LYLES, M. A. The Evolving Field of Organizational Learning and Knowledge Management. Handbook of Organizational Learning and Knowledge Management, 2 ed. p. 1-20, 2011.