Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DE PROJETOS NA ÁREA DE PRICING: RELATO TÉCNICO EMPÍRICO SOBRE LIÇÕES APRENDIDAS EM UMA EMPRESA GLOBAL
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Palavras Chave

Pricing.
Gestão de projetos.
Desafios organizacionais.

Área

Artigos Aplicados

Tema

Marketing

Autores

Nome
1 - Mohamad Ismat Soueid
Fundação Instituto de Administração - FIA - São Paulo
2 - José Vicente dos Santos
Fundação Instituto de Administração - FIA - São Paulo
3 - Robinson Jose Sartori
FIA-Fundação Instituto de Administração - Nações Unidas
4 - Ivete Rodrigues
FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS (FFIA) - FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS (FFIA)

Reumo

O processo de precificação de produtos e serviços é um elemento fundamental na determinação da participação da empresa no mercado (KOTLER E KELLER, 2013). De outro lado, apesar da gestão de projetos estar em expansão, há uma alta ocorrência de falhas (RAD E RAGHAVAN, 2000; BUCHANAN, 2008). Logo, como melhorar a gestão de projetos para formação de preços de serviços e produtos das empresas? O objetivo foi diagnosticar e analisar os problemas enfrentados na gestão de um projeto de Pricing de uma organização global em contexto de fusão e aquisição, a fim de gerar um conjunto de lições aprendidas
O projeto pertence a área de Pricing da organização. Foi realizado num contexto de fusão com outra empresa em que foram observadas disparidades nos modelos de precificação das duas organizações. Portanto, viu-se como necessária a criação de uma plataforma virtual para reunir toda a formação de preços de produtos e serviços, bem como prover um processo de gestão de mudança nas áreas impactadas (vendas e marketing) na fase de implementação da plataforma. A empresa investe em competência técnica-científica por meio de projetos de inovação no setor de agricultura.
Foi observado que a empresa tem baixo índice de maturidade na gestão dos projetos de precificação, em razão dos fatores organizacionais conflitarem diretamente com a gestão de seus projetos, gerente sem formação ou conhecimentos em gestão de projetos, membros não alocados full time no projeto, forte dependência da consultoria externa e conflitos internos em razão dos processos de fusões (cultura organizacional).
Considerando o contexto, diagnóstico e análise da situação-problema, é possível afirmar que a gestão do projeto na área de Pricing enfrentou diversos desafios no ambiente organizacional e no relacionamento com os stakeholders e na definição de escopo e controle da implantação do projeto, sendo: melhoria na gestão das partes interessadas, menor dependência da consultoria externa, melhoria no aproveitamento das competências e experiências já existentes, delimitação do escopo que atenda à realidade da expectativa do projeto e prover maior autonomia do time para melhor aproveitamento.
Por meio das intervenções nos itens diagnosticado, é possível que gestores de projetos da área de Pricing possam promover uma escolha do ciclo de vida do projeto alinhado às circunstâncias reais da proposta, da qual a adoção de técnicas da Metodologia Ágil poderia ter maior aderência. Ademais, é importante que a organização tenha o alinhamento cultural definido ou mitigado nas suas diferenças para não romper com o caminho crítico do projeto na implementação.
Realizando um processo de lições aprendidas (PMI, 2013), gestores de projetos, profissionais e partes interessadas na área de Pricing, podem adotar parâmetros em cada vertente de impacto da gestão de projetos, da qual este estudo possibilitou compreender melhor tais áreas a partir da revisitação da teoria e contribuir com estudos futuros para a academia. O artefato gerado (mapa mental) é passível de replicação em uma gama mais ampla de gestão de projetos (além da área de Pricing). Há muitos relatos de experiências exitosas, mas são mais raros aqueles que se dedicam a discutir insucessos.