Resumo

Título do Artigo

ESTRUTURA DE CUSTOS EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Estrutura de Custos
Setor Público
Custeio Pleno

Área

Administração Pública

Tema

Qualidade de Gasto e Otimização de Recursos Públicos

Autores

Nome
1 - Andreia Dulce Martins
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Programa de Pós-Graduação em Controle de Gestão
2 - Valdirene Gasparetto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de Ciências Contábeis
3 - Carlos Eduardo Facin Lavarda
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Programa de Pós-graduação em Contabilidade

Reumo

De forma geral, há um aumento da preocupação, em nível global, com a relação entre os custos dos benefícios que são gerados para a sociedade. No cenário brasileiro, devido a decréscimo de recursos públicos, a situação é alarmante. Atualmente, o país adota o Sistema de Informação de Custos do Governo Federal, entretanto, o sistema mostra-se insuficiente, em especial, para atender as especificidades de uma instituição de ensino, as quais caracterizam-se como complexas, heterogêneas e dinâmicas.
Há uma carência de informações de custos capazes de auxiliar os gestores de forma efetiva, inclusive, na instituição estudada, a qual configura um contexto adequada à investigação proposta neste trabalho. Este trabalho busca responder a seguinte questão de pesquisa: qual seria a estrutura de custos em uma instituição federal de educação? Assim, o objetivo deste estudo é analisar a estrutura de apuração de custos de um campus de uma instituição federal de educação. Para externar a visualização e compreensão deste movimento, traz-se a elaboração de uma estrutura dos custos educacionais.
A fim de explorar a literatura o referencial teórico dividiu-se em dois itens: 1- Terminologia aplicável a custos na educação superior, na qual discute-se acerca da classificação dos gastos consumidos pelas atividades educacionais 2- Gestão de custos na educação superior, em que apresenta os sistemas de custeio e as dificuldades na apuração dos custos educacionais.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada num campus de uma instituição pública de ensino, localizada em Santa Catarina. Especificamente, o estudo observou como os custos diretos e os overheads se relacionam aos departamentos e qual a metodologia mais indicada para alocá-los aos objetos de custo da entidade - atividades de ensino, pesquisa e extensão. A coleta de dados realizou-se por meio do site da instituição e mediante consulta ao Sistema de Informações de Custos do Governo Federal. Foram utilizadas técnicas de análise documental e entrevistas não estruturadas.
A análise dos resultados seguiu seis etapas para analisar a estrutura dos custos educacionais: (a) definição dos objetos de custos, (b) separação dos recursos consumidos por item, (c) divisão dos centros de custos, (d) associação dos custos diretos dos centros, (e) distribuição dos overheads aos centros de custos e (f) distribuição dos custos dos centros de custos as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Por fim, apresentou-se uma sistemática para representar a estrutura do modelo apresentado à unidade pesquisada.
Com base no método de custeio pleno, elaborou-se uma sistemática composta de seis etapas para apurar o custo conforme os objetos de custo do IFC - Campus Blumenau. Essa ordenação permite aperfeiçoar o método utilizado pelo SIC, na medida em que separa as atividades e possibilita a criação de novos instrumentos que podem ser usados como complementos aos indicadores do TCU. Quanto aos modelos existentes para apuração de custos com educação superior, este estudo contribui ao acrescentar, sob uma nova ótica, uma estrutura para apuração dos custos educacionais aos seus objetos de custos.
Agasisti, T., & Johnes, G. (2015). Efficiency, costs, rankings and heterogeneity: the case of US higher education. Studies in Higher Education, 40(1), 60-82. Bornia, A. C. (2010) Análise gerencial de custos: aplicações em empresas modernas. (3.ed.) São Paulo: Editora Atlas. Messias, D., Ferreira, J. C., & Soutes, D. O. (2018). Gestão de custos no setor público: um panorama de experiências internacionais. Revista do Serviço Público, 69(3), 585-604. Pavlik, L. (2015). Calculating Prime Costs Under the New Framework of Public Finances Accounting. The Special Features of Higher Education. Public F