Resumo

Título do Artigo

PAPEL MEDIADOR DO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL: Um estudo das suas relações entre a percepção de justiça e o comportamento de cidadania
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Palavras Chave

Comprometimento Organizacional
Percepção de Justiça Organizacional
Comportamentos de Cidadania Organizacional

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - Lorena Ribeiro Machado
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - NPGA
2 - Diva Ester Okazaki Rowe
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - NPGA - Núcleo de Pós Graduação em Administração da UFBA

Reumo

Partindo da definição de que o comprometimento consiste num vínculo psicológico singular que reflete na dedicação e responsabilidade sobre um objetivo específico da organização (Klein et al. (2012), optou-se por utilizar nesta pesquisa a perspectiva unidimensional do comprometimento. O conceito unidimensional proposto por Klein et al. (2012) é reconhecido como compreensão atual do construto e, tendo em vista que no cenário brasileiro ainda não foi estudada a relação entre este vínculo e os demais construtos elucidados, a presente pesquisa traz essa contribuição para o campo de estudo.
Como problema de pesquisa, definiu-se a seguinte pergunta: Quais as relações entre a percepção de justiça organizacional e os comportamentos de cidadania organizacional entre trabalhadores do polo industrial de Camaçari-BA, tendo o comprometimento organizacional como variável mediadora? Este artigo teve como objetivo analisar a influência da percepção de justiça organizacional nos comportamentos de cidadania organizacional, tendo como variável mediadora o comprometimento organizacional, dentre os trabalhadores do Polo Industrial de Camaçari - BA.
Comprometimento organizacional consiste num tipo particular de vínculo, aplicado às metas de trabalho, sendo um relevante e singular construto que contribui para a compreensão e gestão de comportamentos organizacionais (Klein, Molloy & Brinsfield, 2012). Antecessora do comprometimento, a percepção de justiça tange a avaliação dos fatores que estabelecem o sentimento de igualdade dentre os trabalhadores de uma organização. Os estudos sugerem que a justiça organizacional atua como antecessora de inúmeros comportamentos, como comportamentos de cidadania organizacional (Zaitouni, 2016).
Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado composto pelas seguintes medidas: Escala de Percepção de Justiça Organizacional de Mendonça et al. (2003), Escala de Comportamentos de Cidadania Organizacional (Bastos et al., 2014), Escala KUT de Klein, Cooper, Molloy e Swanson (2014). Para a análise dos dados, realizou-se análise fatorial exploratória e, para avaliar as relações entre os construtos foi efetuada a técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE) via CB-SEM. A presente pesquisa obteve 620 participantes.
Os resultados revelam que a relação entre percepção de justiça organizacional e comportamento de cidadania organizacional é mediada pelo comprometimento organizacional. E que um alto nível de percepção de justiça eleva o comprometimento do trabalhador, impactando positivamente nas suas ações extra papéis. Há relação positiva entre justiça, comprometimento e cidadania. Isto indica que o gestor pode esperar que o trabalhador seja mais comprometido e demonstre ações que irão auxiliar o desempenho organizacional, a depender do nível em que o trabalhador se sente justiçado perante a organização.
Os achados revelam a importância do gerenciamento das ações que podem impactar nos sentimentos e expectativas relacionadas à justiça. Como o processo de seleção do trabalhador, promoção, demissão, o modo de comunicação da adesão do regime home-office. É relevante a identificação de ações que impactam diretamente no senso de justiça dos trabalhadores para obter melhores comportamentos e que não estão previstos em contrato, mas que promovem o aumento do sucesso da organização, como divulgação da imagem da organização perante terceiros e sugestões inovadoras de novos processos de trabalho.
Alzayed, M., Jauhar, J., & Mohaidin, Z. (2017). The mediating effect of affective organizational commitment in the relationship between organizational justice and organizational citizenship behavior: A conceptual model. Asian Social Science, 13(5), 165-175. Klein, H. J., Cooper, J. T., Molloy, J. C., & Swanson, J. A. (2014). The assessment of commitment: Advantages of a unidimensional, target-free approach. Journal of Applied Psychology. P. M., Podsakoff, S. B. Mackenzie & N. P. Podsakoff (Eds.) 2018. The Oxford Handbook of Organizational Citizenship Behavior. New York: Oxford University Press