Resumo

Título do Artigo

HOSPITALIDADE NOS NEGÓCIOS PARA ENFRENTAMENTO DE CRISE: O ISOLAMENTO SOCIAL EM TEMPOS DE COVID-19
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Palavras Chave

Hospitalidade nos negócios
Gestão de crise
Covid-19

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Covid-19 e efeitos em Turismo e em Hospitalidade

Autores

Nome
1 - Vanuza Bastos Rodrigues
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Unidade 5
2 - ANA CLAUDIA GUIMARAES ANTUNES
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - VILA OLIMPIA
3 - Ádiler Caroline Vilkas
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Vila Olimpia

Reumo

Todos os tipos tipo de organização estão expostos a vivenciar um período de crise, situação considerada inerente ao negócio. Atualmente, no Brasil, as organizações vivem um período de isolamento social provocado pela pandemia do vírus Covid-19, obrigando os gestores de empresas de vários portes e empreendedores informais a adequarem suas formas de negociar e receber clientes e fornecedores para manterem suas empresas funcionando.
Durante o período de isolamento social, de que maneira as os conceitos de hospitalidade influenciaram as relações de negócios para a sobrevivência da atividade econômica?
Em tempos de crise a retomada dos conceitos da hospitalidade em função das relações que são estabelecidas com todos os envolvidos na busca da manutenção da existência da organização no seu ramo de atuação pode ser bem-vinda. Sob a égide da troca, da reciprocidade e da gestão ética, identifica-se uma economia que evidencia o reconhecimento social, a generosidade, a partilha e as atitudes e ações que favorecem muito mais ao outro do que a si mesmo, mas, em contrapartida, garante o respeito pelos seus pares (Lynch, Molz, Mcintosh, Lugosi, & Lashley, 2011).
Metodologicamente, optou-se pela abordagem quantitativa e exploratória e, para o tratamento dos dados, utilizou-se o software SPSS para verificar a consistência interna das afirmativas do questionário. A análise das afirmativas foi realizada na plataforma do Google Forms pelo fato da pesquisa ainda se encontrar em andamento.
A análise realizada, considerou que os respondentes, no período da pesquisa, preocuparam em aprimorar as relações negócios com fornecedores e clientes, por meio dos conceitos de hospitalidade para dar prosseguimento às suas atividades econômicas durante o período de isolamento social.
Considerou-se que tanto o objetivo geral e os objetivos específicos foram alcançados. Os resultados apontaram que, por meio das relações de hospitalidade nos negócios com fornecedores e clientes, os gestores conseguiram se preparar para enfrentar a crise provocada pelo isolamento social, bem como oferecer uma resposta rápida a crise mediante a acordos entre as partes envolvidas para que a atividade econômica se mantivesse ativa no período isolamento social.
Deloitte Touche Tohmatsu. (2015). Manual de gestão de crises para relações com investidores: comunicação e estratégia para a preservação de valor. São Paulo: DTTL Lugosi, P. (2014). Hospitality and organizations: Enchantment, entrenchment and reconfiguration. Hospitality & Society, 4(1), 75-92 Nogueira, M. O. (2019). Um pirilampo no porão: um pouco de luz nos dilemas da produtividade das pequenas empresas e da informalidade no país. (2a ed., rev., ampl.). Brasília: IPEA. Schänzel, H. A.; Brocx, M.; Sadaraka, L. (2014). (Un)conditional hospitality: the host experience of the Polynesian communit