Resumo

Título do Artigo

ATRIBUTOS DETERMINANTES NA DECISÃO DE COMPRA DE SMARTPHONES: UMA ANÁLISE DAS GERAÇÕES Z E X
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Palavras Chave

Atributos determinantes
Decisão de compra
Produtos de alto envolvimento

Área

Marketing

Tema

Influência do COVID no Marketing

Autores

Nome
1 - Lenoir Hoeckesfeld
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Biguaçu
2 - Fernando Cesar Lenzi
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - PPGA
3 - Gustavo Behling
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - PPGA - Programa de Pós-graduação em Administração
4 - Carlos Ricardo Rossetto
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA

Reumo

Fatores que afetam a decisão de compra de smartphones são complexos, e é difícil atribuir um único motivo ou fator à escolha do consumidor, pois os atributos diferem para distintos indivíduos (Sujata et al., 2016). Smartphone é um produto através do qual os consumidores tendem a mostrar sua imagem para outras pessoas, e isso indica que, ao fazer sua escolha, os clientes preferem aqueles que correspondem à sua autoimagem, que representam a sua persona (Kaur e Soch, 2017). Esses aparelhos são considerados um dos avanços mais impactantes na vida dos consumidores nos últimos anos (Sheth, 2020).
A decisão de compra de consumidores pode ser alterada, de acordo com sua personalidade, grupo social e até mesmo por gerações (Melumad e Pham, 2020). É plausível afirmar que consumidores das gerações Z e X possuem processos de decisão distintos na compra de smartphones. Portanto, o problema de pesquisa a ser respondido é: como os consumidores das gerações Z e X priorizam os atributos determinantes na decisão de compra de smartphones? Objetiva-se, apresentar o modelo de tomada de decisão de compra de smartphone para ambas as gerações, comparando-os e discutindo as implicações.
A decisão de compra é um processo de integração que combina conhecimento para avaliar dois ou mais comportamentos alternativos e apenas um deles será escolhido no momento da definição do produto a ser adquirido (Irfan e Rachmawati, 2018). O aumento do uso da Internet e as possibilidades de compras online que ela abriu, alteraram os processos de tomada de decisão dos consumidores e os modelos clássicos de decisão de compra tornaram-se inadequados, fazendo com que a o processo de aquisição se torne mais complexo (Ewerhard et al., 2019).
Trata-se de pesquisa qualitativa, exploratória, com a utilização da Análise Qualitativa Interativa (IQA). A IQA é uma forma inovadora de se fazer pesquisa qualitativa (Davis, 2019), em especial nos estudos de comportamento do consumidor. Os protocolos da IQA, projetados por Northcutt e McCoy (2004), asseguram que o pesquisador tenha influência mínima sobre os dados criados pelos participantes, visto que a geração dos dados e os primeiros passos da análise sejam realizadas pelos próprios participantes da pesquisa, que organizam o seu discurso em categorias.
Entre os dois modelos que surgiram, há alguns atributos que foram determinantes na decisão de compra de ambas gerações, como: software, hardware, preço, design e qualidade de câmera/imagem. Alguns atributos estão posicionados de forma diferente na priorização dos consumidores no desenvolvimento do mapa mental. Consumidores da Geração X utilizam o smartphone também como ferramenta de trabalho, ao contrário da Geração Z, que utiliza predominantemente como entretenimento. Atributos como credibilidade, tamanho de tela, memória interna, apps, influências e propaganda também são determinantes.
As gerações utilizam padrões comportamentais na decisão de compra distintos. Enquanto os consumidores da Geração Z, nascidos na era da Internet e de grandes desenvolvimentos tecnológicos utilizam atributos como propaganda e influências na decisão de compra, os consumidores da Geração X que já possuem estabilidade financeira, empregatícia e dependentes, um perfil mais tradicional de consumidor, utiliza a credibilidade e aplicativos na decisão de compra.
Kaur, K., & Soch, H. (2017). Does Image Matter While Shopping for a Smartphone? A Cross-Cultural Study of Indian and Canadian Consumers. Journal of Global Marketing, 31(2), 142–153. Melumad, S., & Pham, M. T. (2020). The Smartphone as a Pacifying Technology. Journal of Consumer Research, 1–67. Northcutt, N., & McCoy, D. (2004). Interactive qualitative analysis: A systems method for qualitative research. Sage. Sheth, J. (2020). Impact of Covid-19 on Consumer Behavior: Will the Old Habits Return or Die? Journal of Business Research, 117, 280–283.