Resumo

Título do Artigo

METODOLOGIA BASEADA EM DADOS SECUNDÁRIOS EM SOCIAL NETWORK ANALYSIS (SNA): uma aplicação em Manutenção Aeronáutica
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Palavras Chave

Redes Organizacionais
Social Network Analysis
Manutenção Aeronáutica

Área

Operações

Tema

Logística e Cadeia de Suprimentos

Autores

Nome
1 - Fernando Grobman
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Indianopolis
2 - Marcio Cardoso Machado
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Indianópolis

Reumo

Este artigo tem o objetivo de testar a utilização de um método baseado em dados secundários em Social Network Analysis (SNA), obtidos no website de uma agência regulatória acreditada, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O trabalho está em progresso e o artigo se limita à apresentação da metodologia para construção da rede e geração das respectivas medidas de centralidade. A relevância da publicação antecipada da metodologia é que demanda poucos recursos em tempo e valor, além de ser potencialmente adaptável a pesquisas de outros fenômenos sociais envolvendo redes sociais.
As Organizações de Manutenção Aeronáutica (OMAs) são estruturas habilitadas pela ANAC para executar a manutenção aeronáutica. Têm como propósito prover a disponibilidade confiável das aeronaves para os operadores aéreos, ao mínimo custo e com segurança, assegurando aeronavegabilidade continuada (KNOTTS, 1999; MACHADO et al, 2015). A atividade das OMAs envolve uma relação crítica e recíproca com a Cultura de Safety. A investigação das OMAs sob a perspectiva da SNA define a questão de pesquisa: QP: Como aplicar um método baseado em dados secundários, em SNA, no contexto das OMAs no Brasil?
A SNA é uma abordagem que foca na maneira pela qual as relações entre os atores na rede social são estruturadas, dispondo de técnicas de modelagem e ferramentas analíticas para sua avaliação, que tornou-se de uso comum em pesquisas de diversas frentes em ciências sociais (BORGATTI; LI, 2009; WICHMANN; KAUFMANN, 2016). A manutenção aeronáutica é um conjunto de ações técnicas e administrativas com o objetivo de manter as aeronaves operantes em boas condições de aeronavegabilidade, assegurando custos viáveis e segurança operacional (KNOTTS, 1999; MACHADO et al, 2015; JUNQUEIRA et al, 2020).
A despeito da atratividade por investigar fenômenos sociais na perspectiva de redes, existe um desconforto da parte de pesquisadores, por conta da complexidade e potencial de tendenciosidade dos métodos mais tradicionais. Assim é relevante a introdução de um método baseado em dados secundários, que demande poucos recursos em tempo e valor. Foi adaptado um método proposto por Williams e Shepherd (2017), de caráter inovador no Brasil, através do qual os dados secundários são manipulados para viabilizar a construção da rede no Software UCINET e gerar respectivas medidas de centralidade.
Foi desenhada a rede, com 151 OMAs localizadas no Estado de São Paulo e extraída uma tabela de 151 linhas contendo as medidas de centralidade: grau de centralidade, closeness, autovetor e betweeness. Esses resultados, que demonstram a validade da metodologia proposta, estão reservados para uma análise estatística comparativa futura, que será realizada mediante um survey.
Os resultados apresentados neste artigo correspondem ao teste da metodologia e a comprovação que dará suporte à pesquisa em progresso, assim como, oferecem potencial de generalização para outros trabalhos em condições análogas em redes sociais.
A principal Referência Bibliográfica deste artigo, em termos metodológicos, que é a proposta, é: WILLIAMS, T.A.; SHEPHERD, P.A. Mixed Method Social Network Analysis: Combining Inductive Concept Development, Content Analysis, and Secondary Data for Quantitative Analysis. Organizational Research Methods, v.20, n.2, p.268-298, 2017.