Resumo

Título do Artigo

AXIOMA OU OXIMORO?: reflexões sobre a natureza dos Negócios Sociais sob a perspectiva teórica do Hibridismo Organizacional
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Palavras Chave

Hibridismo Organizacional
Negócios Sociais
Tensões Inerentes

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Autores

Nome
1 - Seimor Walchhutter
ESCOLA SUPERIOR DE ENGENHARIA E GESTÃO DE SÃO PAULO - ESEG (ESEG) - Liberdade - São Paulo

Reumo

Embora todos os “negócios” – a partir do conceito de mercados e hierarquia descrito em Williamson (1975) causem impacto social, a expressão “negócios sociais” surgiu com Yunus (2006), se desenvolveu ao redor do globo de diversas maneiras e representa um tipo organizacional distinto, quase que indiscutivelmente, complexo. Há diversas pesquisas que estão estudando o significado dos Negócios Sociais e seu impacto na sociedade, entretanto os resultados desse crescente número de publicações ainda não encontram convergência entre seus achados, pois apresentam distintas abordagens.
Os esforços teóricos que buscam definir os Negócios Sociais, por não apresentarem convergência em relação à definição, conceptualização e funcionalidade desse tipo organizacional é justamente o fator motivacional desta pesquisa (BATILLANA; LEE, 2014). Nessa direção, o objetivo deste trabalho é refletir sobre a natureza dos Negócios Sociais, especificamente as tensões organizacionais, a partir da perspectiva da lente teórica do Hibridismo Organizacional (SMITH; LEWIS, 2013).
Negócios e Social são, essencialmente, processos antagônicos, o que significa que a expressão “negócios sociais” é um oximoro. Por outro lado, teóricos da Teoria Organizacional como Weick (1995) debate sobre as organizações como “sistemas que se auto desenvolvem”. Nesse sentido, os “Negócios Sociais” poderiam ser compreendidos como organizações que se desenvolvem a partir de sua interação contínua com o sistema, gerando sempre novas informações pelas quais a organização em si e por si mesma melhoraria seu desempenho (DOHERTY; HAUGH; LYON, 2014; BATILLANA et al., 2014; SMITH; LEWIS, 2013).
De acordo com a complexidade que apresenta o entendimento sobre campo dos Negócios Sociais, os mesmos esforços teóricos que buscam defini-lo indicam seu caráter aparentemente axiomático ainda caminha a um ponto de convergência. Portanto, se por um lado o entendimento sobre o continuum estabelecido a partir da intersecção dos setores e dos objetivos relacionados aos Negócios Sociais pode orientar a um posicionamento e uma definição mais específica desse fenômeno, por outro, pode indicar o surgimento de tensões inerentes, uma vez resolvidas, eliminadas ou dissociadas, descaracterizam os NS
Ao percorrer a temática sobre os Negócios Sociais a partir da lente teórica do hibridismo organizacional, verifica-se que à medida que as fronteiras entre os setores da sociedade se aproximam no intuito de resolverem problemas socioambientais, torna-se necessário entender como os objetivos, em princípio, distintos, afetam os processos organizacionais ao terem de lidar com lógicas concorrentes. Estudo como um passo adicional importante na exploração dos elementos distintivos que caracterizam a natureza dos Negócios Sociais.
DOHERTY, B; HAUGH, H; LYON, F. Social enterprises as hybrid organizations ( 2014); GRASSL, W. Business models of social enterprise ( 2012); KARRÉ, M. Conceptualizing Hybrid Organization (2012); SMITH, W. K.; GONIN, M.; BESHAROV, M. L. Managing social-business tension (2013); DEFOURNY, J.; NYSSENS, M. Fundamentals for an international typology of social enterprise models (2017); WALCHHÜTTER, S.; IIZUKA, E.S. Tensões Organizacionais Inerentes como Elemento Distintivo à Natureza dos Negócios Sociais (2019).