Resumo

Título do Artigo

REDES SOCIAIS PROFISSIONAIS EM TEMPOS DE COVID-19: O USO DO LINKEDIN ENTRE JOVENS EM INÍCIO DE CARREIRA E A INTENÇÃO DE CONTINUIDADE DO USO
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Palavras Chave

Rede social profissional
LinkedIn
Jovens universitários

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Ferramentas de TIC na Gestão de Negócios em Tempos de Crises como a COVID-19

Autores

Nome
1 - Vanessa Itacaramby Pardim
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Santo Amaro
2 - Luis Hernan Contreras Pinochet
Escola Paulista de Política, Economia e Negócios - Universidade Federal de São Paulo - EPPEN/Unifesp - Campus Osasco
3 - Cesar Alexandre de Souza
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Faculdade de Economia, Adinistração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP

Reumo

Pesquisas baseadas em evidências são necessárias para aprender como os usuários realmente usam uma rede social profissional e como este serviço pode trazer benefícios, principalmente entre jovens em início de carreira (na maior parte universitários). Este tipo de público geralmente se envolve em comportamentos de pesquisa menos proativos por estarem mais interessados em criar seus próprios perfis e em ver quem os observa, ao invés de procurar outros e fazer conexões. Por outro lado, há uma tendência de que utilizem sua rede como meio de comunicação, desenvolvendo ativamente perfis pessoais.
Assim, se faz necessário avaliar a questão de como as redes sociais profissionais influenciam o mercado de trabalho. Para isso, estabeleceu-se como objetivo entender o comportamento dos jovens em início de carreira, no contexto da Covid-19, frente a intenção de continuidade do uso dos serviços da rede social profissional LinkedIn. Além disso, este estudo procura contribuir com o entendimento do uso da plataforma do LinkedIn em plena crise da saúde – em que a América Latina se tornou o atual epicentro da pandemia global e o Brasil, o país com o cenário mais preocupante.
Este artigo expande o escopo de estudar um grupo de usuário do ponto de vista da aceitação na intenção de continuidade (uso contínuo) do LinkedIn, analisando uma série de fatores positivos e negativos que influenciam a confiança, recebendo expectativa de esforço, influência social, preocupações com a privacidade e, além disso, os construtos utilidade percebida e a confirmação percebida. Foi utilizado o construto otimismo tecnológico, variável moderadora, com o intuito de verificar se ela afetaria o comportamento entre os construtos antecedentes em relação a intenção de continuar utilizando.
Realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e os dados foram coletados a partir de um survey (n=386). Para testar as hipóteses, aplicou-se a técnica de modelagem de equações estruturais, com estimação e mínimos quadrados parciais, e efeito moderador com o construto otimismo tecnológico para as variáveis preditoras da Intenção de continuidade. Este artigo apresenta uma análise transversal dos participantes obtidos por meio de uma coleta feita com jovens em início de carreira que são usuários do LinkedIn.
Os resultados indicaram que todas as relações diretas foram aceitas e apenas uma moderação (H7d) foi rejeitada, tendo em vista que os usuários menos otimistas em relação à tecnologia podem se sentir positivamente sobrecarregados quanto ao nível de Utilidade percebida do serviço. A variedade de serviços oferecidos pelo LinkedIn, pode conduzir o usuário a uma intenção de continuidade do uso da plataforma, haja vista que um dos objetivos da rede é facilitar a auto-apresentação coletiva, mantendo os relacionamentos profissionais ativos.
Redes sociais profissionais como o LinkedIn trazem, em uma única ferramenta, múltiplos serviços que podem ser ajustados às prioridades do usuário. Além disso, fornece duas opções de conta, uma paga e outra gratuita, mesmo nesta última opção os usuários podem se apresentar como candidatos “ideais” ao emprego e demonstrar sua imagem positiva para potenciais empregadores. Isto pode conduzir o usuário a uma intenção de continuidade do uso da plataforma, haja vista que um dos objetivos da rede é facilitar a auto-apresentação coletiva, mantendo os relacionamentos profissionais ativos.
Ashraf, M., et al. (2020). The role of continuous trust in usage of online product recommendations. Online Information Review, 44(4), 745-766 Chang, S. E., Liu, A. Y.; & Shen, W. C. (2017). User trust in social networking services: A comparison of Facebook and LikedIn. Computers in Human Behavior, 69, 207-217 Othman, A. K.; Hamzah, M. I.; Hassan, L. F. A. (2020). Modeling the contingent role of technological optimism on customer satisfaction with self-service technologies: A case of cash-recycling ATMs. Journal of Enterprise Information Management, 33(3), 559-578.