Resumo

Título do Artigo

E DE REPENTE TUDO MUDOU: LIDERANÇA EM TEMPOS DE CRISE
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Liderança em crise
POC-DOC Loop
Teoria Contingencial

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino - Covid 19

Autores

Nome
1 - Renata Freire de Almeida
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Itajaí
2 - Luiz Henrique da Silva
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Biguaçu
3 - Tatiana Ghedine
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) - UNIVALI

Reumo

Retrata a história de Caterine, líder de Gestão de Pessoas da startup XPTO, que frente ao cenário de crise da pandemia de COVID-19, precisa propor soluções para gerir o principal ativo da XPTO, as pessoas. Com os colaboradores trabalhando em home office, Caterine se depara com o desafio de atender as necessidades indicadas por uma pesquisa de satisfação, vivenciando o seguinte dilema: Como elaborar um plano de ações para área de Gestão de Pessoas de forma que proteja as pessoas e mantenha o negócio sustentável? Como coletar, compreender e projetar as informações em um cenário de crise?
O presente caso tem por finalidade permitir aos alunos vivenciar o desafio de coletar, compreender e projetar informações em tempos de crise, apresentado o cenário dinâmico de uma empresa startup. A proposta é fazer com que os alunos analisem os dados coletados e se coloquem no lugar de Caterine e discutam qual a melhor forma de planejar ações na área de Gestão de Pessoas para empresa XPTO, propondo soluções para o dilema retratado.
Este caso para ensino é baseado em fatos reais e para sua construção foram utilizados dados coletados por meio de duas entrevistas semiestruturas online com o Head of People da empresa. O nome do startup, local de atuação e os personagens foram alterados para preservar sua identidade. Além disso, foi necessária a criação de elementos e diálogos de modo a enriquecer a redação do caso e propor a reflexão dos estudantes.
Recomenda-se a utilização deste caso para ensino aos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Administração nas disciplinas de Teoria Geral da Administração, Gestão de Pessoas, Liderança e Estratégia Empresarial.
Marcus, L. J., McNulty, E. J., Flynn, L. B., Henderson, J. M., Neffenger, P. V., Serino, R., & Trenholm, J. (2020). The pop-doc loop: a continuous process for situational awareness and situational action. Industrial Marketing Management, 88, p. 272-277. Motta, F. C. P., & Vasconcelos, I. F. G. (2006). Teoria geral da administração. 3.ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.