Resumo

Título do Artigo

A ECO INOVAÇÃO NO SETOR DE CACAU FINO NO SUL DA BAHIA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

eco inovação
capacidades dinâmicas
cacau fino

Área

Agribusiness

Tema

Inovação e Tecnologia

Autores

Nome
1 - Luciana Matsumura
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade - Administração
2 - Paula Sarita Bigio Schnaider
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - departamento de administração

Reumo

A eco inovação é um tema que apesar de não ser amplamente discutido em estudos no Brasil merece destaque por representar potenciais de crescimento e análise. O setor de cacau no sul da Bahia já foi devastado pela doença vassoura-de-bruxa na década de 80 e agora passa por uma mudança de perspectiva no atendimento de um nicho de mercado mais sofisticado, o do cacau fino. Desta forma, a aplicação da eco inovação neste setor é um importante exemplo de como as empresas precisam se adaptar de forma ágil às mudanças de demanda do mercado consumidor.
O estudo destina-se a destacar a importância da eco inovação tanto em seu fundamento teórico como na aplicação em casos práticos. Para tanto, o objetivo é identificar as principais inovações no processo estratégico adotadas no setor de cacau fino no Sul da Bahia e como estas podem ser enquadradas como exemplos no desenvolvimento e entendimento da eco inovação.
O referencial teórico utilizado está fundamentado em recursos da firma e capacidades dinâmicas para compreensão de como uma estratégia é implementada a partir da Teoria Baseada em Recursos e a importância para uma empresa em se obter uma vantagem competitiva. A inovação e mais especificamente, a eco inovação, possuem papel fundamental no processo estratégico quanto ao desenvolvimento de produtos e serviços diferenciados.
A metodologia utilizada é uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva pelo fato de proporcionar a melhor forma de identificação das principais práticas de pesquisa, desenvolvimento e implantação de inovação que fazem parte do objetivo deste estudo. A fonte de evidência no procedimento de coleta de dados foi a documentação, com a análise documental como análise de dados.
As principais práticas de eco inovação adotadas pelas empresas foram a emissão de certificações: geográficas, socioambientais e de comércio justo. E pesquisas para o desenvolvimento de mudas com maior resistência a doenças e de melhor produtividade. Foram apuradas parcerias com instituições internacionais, entre instituições nacionais, criações de cooperativas e organizações não governamentais que foram importantes na sinergia e distribuição de informações e dados técnicos.
A conscientização pela sustentabilidade ambiental tem efeitos diretos e indiretos tanto no comportamento do consumidor, como no posicionamento dos investidores. Ou seja, a adoção por práticas produtivas com ênfase na preservação ambiental é benéfica tanto em relação ao atendimento de exigências do mercado consumidor, como também aos investidores e credores que analisam o passivo ambiental vinculado às operações das empresas.
Foram consideradas os principais autores em recursos da firma e capacidades dinâmicas: Penrose, 1959; Barney, 1991; Wernerfelt, 1984; Teece, Pisano e Shuen; Teece, 1998. Em inovação e eco inovação foram considerados o Manual Oslo da OCDE/Eurostat, 2018; Kemp e Pearson, 2007; Rennings (2000); Pereira et al (2019). Para o desenvolvimento do contexto do setor do cacau fino e a análise documental foram consideradas diversas fontes entre autores especialistas no plantio sustentável do cacau a organizações e instituições cujo foco de trabalho é o cacau no sul da Bahia.