Resumo

Título do Artigo

Governança de Tecnologia da Informação no Setor Público: uma revisão sistemática da produção científica
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Palavras Chave

Governança de TI
Setor público
Revisão sistemática da literatura

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Gestão Estratégica de TI e Governança de TI

Autores

Nome
1 - Aline Rossales Sengik
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG) - ICEAC
2 - Guilherme Lerch Lunardi
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG) - Programa de Pós-Graduação em Administração/PPGA-FURG

Reumo

A maior dependência tecnológica e o aumento dos investimentos realizados em Tecnologia da Informação no setor público fez da Governança de TI (GTI) uma necessidade para que essas organizações ofereçam melhores serviços aos cidadãos e aumentem o seu valor público. Nesse cenário, garantir a transparência, a eficiência nos investimentos realizados e a accountability mostram-se como princípios fundamentais na atual conjuntura do setor público, especialmente porque, hoje, muitos dos seus serviços vêm sendo disponibilizados através do uso de diferentes e inovadoras tecnologias.
Alguns autores destacam a escassez de estudos sobre GTI na área pública, se comparados às pesquisas na área privada. Além disso, há dificuldade em generalizar os estudos sobre GTI realizados nas organizações privadas para as públicas, devido aos aspectos distintos do setor público. Assim, este artigo objetiva mapear as pesquisas realizadas sobre GTI no setor público, utilizando como método a Revisão Sistemática da Literatura para identificar aspectos que venham a contribuir para uma melhor compreensão desse tema e também para a evolução dos estudos na área de TI entre as organizações públicas.
Na Administração Pública, a Governança de TI auxilia os gestores das organizações na definição de fatores que determinam a melhor maneira de governar, controlar e operacionalizar a sua tecnologia, atendendo aos fundamentos da boa governança através da transparência, responsabilidade e eficiência nos ativos de TI, isto é, busca garantir que a TI seja eficaz na realização das atividades organizacionais e na oferta de melhores serviços públicos aos cidadãos (Al-Farsi & Haddadeh, 2015; Tonelli et. al., 2017; Valencia et al., 2018).
A discussão baseou-se no portfólio bibliográfico de 52 artigos científicos selecionados e recuperados das bases eletrônicas Scopus e Web of Science, sendo possível observar as principais características da produção científica sobre o tema estudado (como evolução das publicações, país de origem dos pesquisadores, veículos de comunicação, organizações analisadas e trabalhos mais citados). O estudo também identificou os principais temas abordados, permitindo analisar o que vem sendo pesquisado sobre o tema, bem como as principais contribuições desses estudos às organizações públicas.
Foi possível traçar um panorama dos estudos realizados sobre GTI no setor público, evidenciando-a como uma área de pesquisa em desenvolvimento e com oportunidades de aplicação em diferentes organizações ligadas à área pública ou governamental. A pesquisa constatou que o tema tem ganho relevância, especialmente nos últimos anos, conforme aumenta a presença da TI nas organizações públicas. Como principais temas estudados, destacaram-se: a adoção de mecanismos de GTI, os estudos sobre fatores críticos de sucesso, as áreas-foco da GTI e a proposição de modelos de GTI voltados para a área pública.
Al-Farsi, K., & Haddadeh, R. (2015). Framing information technology governance in the public sector: Opportunities and challenges. International Journal of Electronic Government Research, 11(4), 89-101. Tonelli, A. et al. (2017). It governance in the public sector: a conceptual model. Information Systems Frontiers, 19(3), 593-610. Valencia, F., Marulanda, C., & López, M. (2018). Gobierno de las Tecnologías de la Información. Uso y Prácticas en las Entidades Públicas del Triángulo del Café, Colombia. Información Tecnológica, 29(3), 249-256.