Resumo

Título do Artigo

TRANSFORMAÇÕES ORGANIZACIONAIS FRENTE À PANDEMIA: QUAIS AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS PARA A ATIVIDADE-FIM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA?
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Mudança Organizacional
Estratégia
Administração Pública

Área

Artigos Aplicados

Tema

COVID-19 em Artigos Aplicados

Autores

Nome
1 - Henrique Haruhico de Oliveira Kawasaki
UNIVERSIDADE DE ITAÚNA (UI) - Itaúna
2 - Jéssica Costa de Faria
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Florestal
3 - Custódio Genésio da Costa Filho
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Florestal

Reumo

O artigo em questão buscou identificar estratégias adotadas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) para lidar com as transformações organizacionais decorrentes da pandemia de COVID-19 em suas atividades-fim. Entendemos como atividade-fim de universidades federais aquelas relacionadas a ensino, pesquisa e extensão. A investigação foi feita através de entrevistas com gestores de um dos campi da instituição, observação livre e análise documental, sendo a análise dos dados realizada por análise de conteúdo.
Investigou-se a Universidade Federal de Viçosa diante da conjuntura da pandemia de Covid-19, vírus que acarretou em uma pandemia mundial e exigiu adequações na realização das atividades em organizações de diversas naturezas no Brasil. Investigamos tais impactos no contexto da Administração Pública, falando especificamente de uma universidade, entendendo que suas atividades foram impactadas de forma direta pela pandemia, uma vez que as atividades de ensino, pesquisa e extensão eram realizadas, majoritariamente, de forma presencial, precisando ser adaptadas ao novo cenário.
A UFV, em seus três campi, assim como diversas organizações do Brasil e ao redor do mundo, teve de se adaptar diante do contexto de pandemia de Covid-19, que exigiu a adoção do isolamento social para evitar o contágio do vírus. Diante deste cenário, o artigo buscou identificar, como problema de pesquisa, as estratégias adotadas pela UFV para lidar com o contexto de transformação organizacional ocasionada pela pandemia. Tem-se o objetivo de contribuir a respeito dos estudos organizacionais relacionados a esta nova realidade e auxiliar no trabalho de gestores públicos na adoção de estratégias.
Fornecer subsídios aos gestores públicos a respeito de estratégias através da identificação de quatro eixo de análise: principais mudanças percebidas e como a instituição tem lidado com elas, estratégias adotadas, principais dificuldades encontradas no processo e benefícios percebidos da nova realidade. Tais eixos são importantes para fragmentar a análise e organizar as informações para os gestores, que podem melhorar sua forma de gestão a partir da superação das dificuldades, exploração dos benefícios e adoção de melhores estratégias, além de perceber as mudanças de forma mais clara.
Os resultados encontrados indicaram que as principais mudanças percebidas foram relacionadas ao trabalho remoto; as estratégias utilizadas voltaram-se para o uso de tecnologias e gestão de pessoas a distância; as dificuldades encontradas pelos gestores foram especialmente relacionadas à comunicação e motivação de pessoal; e o principal benefício foi a eficiência alcançada nessa nova realidade. Concluiu-se que as mudanças repentinas exigiram estratégias e decisões em curtíssimo prazo e não seguiram muitos padrões estabelecidos na literatura como necessários para seu sucesso.
O artigo contribuiu para os estudos organizacionais relacionados à pandemia de Covid-19, no contexto da Administração Pública, uma vez que identifica as principais mudanças ocorridas na UFV, as principais estratégias adotadas para manutenção das atividades diante de tais mudanças, as principais dificuldades e os principais benefícios encontrados pelos gestores. Uma vez identificados, o estudo pode auxiliar outros gestores diante de um contexto similar na adoção de estratégias organizacionais, fornecendo subsídios a partir dos erros e acertos encontrados na instituição estudada.