Resumo

Título do Artigo

Criatividade no trabalho e aprendizagem individual: uma investigação no contexto do teletrabalho em função da pandemia do Covid-19
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Palavras Chave

aprendizagem individual
criatividade no trabalho
teletrabalho

Área

Estudos Organizacionais

Tema

COVID-19, Organizações e Sociedade

Autores

Nome
1 - Silvania da Silva Onça
UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA) - IESB
2 - Silvye Ane Massaini
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - PPGA

Reumo

A criatividade dos trabalhadores costuma ser o ponto de partida para a inovação organizacional. As organizações de trabalho inovam devido a diferentes motivos. Em uma época caracterizada pela pandemia do Covid-19, enfatiza-se ainda mais a necessidade de mudanças, como a implementação do teletrabalho, a criatividade e a autonomia no trabalho, fazendo com que a aprendizagem individual, o comprometimento com a aprendizagem e a competência para lidar com os erros se tornem importantes variáveis no contexto organizacional.
O teletrabalho, implementado devido à emergência como a de uma pandemia, pode incitar novas maneiras de melhorar os diferentes processos de trabalho. Nesta perspectiva, a criatividade é particularmente relevante tanto para os funcionários como para a organização. No entanto, atualmente pouco se sabe sobre os antecedentes da criatividade no trabalho em contexto de teletrabalho. Este estudo tem como objetivo analisar a influência do comprometimento na aprendizagem, da aprendizagem individual no trabalho, da autonomia no trabalho e da competência a partir dos erros na criatividade no trabalho.
A criatividade no trabalho é a geração de ideias novas e potencialmente valiosas sobre novos produtos, serviços, métodos de fabricação e processos administrativos (ZHOU; GEORGE, 2001). No nível individual, a aprendizagem no trabalho envolve um processo por meio do qual as convicções dos indivíduos mudam. Empregos com maior autonomia podem fomentar a criatividade na medida em que estimulam a assunção de riscos e promovem novas ideias. Obter conhecimento e lidar com os erros imediatamente, quando eles ocorrem, caracterizam a competência a partir dos erros para criatividade no trabalho.
Foram aplicadas cinco escalas das quais quatro foram traduzidas, adaptadas e validadas para a literatura brasileira. Teletrabalhadores responderam à um questionário disponibilizado no site do Google Formulários (n = 236). As análises foram executadas a partir da modelagem de equações estruturais (SEM), realizada por meio da utilização do software R, com pacote Lavaan (ROSSEEL, 2018).
As quatro hipóteses estabelecidas no estudo foram confirmadas. Os resultados permitem afirmar que a aprendizagem individual pode impulsionar a criatividade no trabalho, considerando-se o contexto de teletrabalho. Além disso, notou-se que o comprometimento com aprendizagem é um forte preditor da aprendizagem individual, como já abordado por Tsai et al. (2007). Também foi possível perceber que tanto a autonomia no trabalho, quanto a competência do indivíduo em lidar com o erro, constituem-se como variáveis antecessoras para a criatividade no trabalho.
O estudo contribui para elucidar a importância da aquisição de conhecimentos, habilidades e experiências individuais, de forma a corroborar com o processo de produção de novas ideias ou soluções originais no que tange o desenvolvimento de produtos, práticas, serviços ou procedimentos organizacionais no contexto do trabalho remoto. Ademais, vale ressaltar que a autonomia no trabalho – característica tida como base do teletrabalho –, assim como a competência em lidar com erros, também são variáveis relevantes para estímulo da criatividade no trabalho.
ROSSEEL, Y. The lavaan tutorial. 2018. Disponível em . Acesso em 03/07/2020. TSAI, P. C. F.; YEN, Y. F.; HUANG, L. C.; HUANG, C. A study on motivating employees’ learning commitment in the post-downsizing era: Job satisfaction perspective. Journal of World Business, v. 42, n. 2, p. 157-169, 2007. ZHOU, J.; GEORGE, J. M. When Job Dissatisfaction Leads to Creativity: Encouraging the Expression of Voice. Academy of Management Journal, v.44, n.4, p. 682-696, 2001.