Resumo

Título do Artigo

PROPOSTA DE CATEGORIAS DE ANÁLISE PARA PESQUISAS DE PRÁTICAS DE MODELAGEM DE MERCADO
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Palavras Chave

Prática de mercado
Categorias de análise
Pesquisa de mercado

Área

Marketing

Tema

Consumo, Materialismo, Cultura e Sociedade

Autores

Nome
1 - Elvis Magno da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - PPGA
2 - Olívia Carolina de Resende Ribeiro
UNIVERSIDADE POSITIVO (UP) - Ecoville
3 - Antônio Carlos dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras

Reumo

O conceito de prática da modelagem de mercado inicia-se pelo entendimento da palavra ‘prática’, aplicação das regras e dos princípios de uma arte ou de uma ciência, ato ou efeito de praticar, maneira habitual de proceder. Consequentemente, define-se então a prática do mercado de forma mais ampla como todas as atividades que contribuem para modelar os mercados de diferentes indivíduos e grupos. A prática de mercado deve ser vista à luz de uma estratégia de pesquisa que enfatize a importância de estudar os mercados como objetos em formação, ou seja, dinâmicos.
Como as práticas de mercado moldam os mercados? Como as práticas de normatização e representacional podem influenciar a prática de troca, como as práticas de troca e representacional podem afetar os esforços de normatização, e como as práticas de troca e normatização podem afetar as práticas representacionais. Diante destas possibilidades de análise, o objetivo principal do trabalho é propor seis categorias de análise as quais podem ser utilizadas conjuntamente por pesquisadores para se entender melhor um determinado mercado.
Com base na ampla definição de práticas de mercado, Kjellberg e Helgesson (2007) trabalharam para formar um modelo conceitual que possa explicar a modelagem prática dos mercados, que possam transitar por entre a dualidade “fluidez e estabilidade”, e explicar sua dinâmica. Como resultado desse processo, é proposto pelos autores uma conceituação tripla da prática de mercado: práticas de troca, práticas representativas e práticas de normalização. E para compreensão da inter-relação entre estas práticas, os autores evocam o conceito de sociologia da tradução de Bruno Latour.
Categoria medidas, medidas que são utilizadas nas práticas de troca que influenciam as práticas representativas Categoria resultados, resultados observados nas práticas de troca devido as práticas representacionais Categoria descrição, investigação das práticas representacionais influenciando as práticas normativas Categoria medidas e métodos de medição, são as práticas normativas que influenciam as práticas representacionais Categoria regras e ferramentas, leis e normas que regulamentam uma dada transação de troca Categoria interesse, práticas de troca interferindo nas práticas normativas
Uma pesquisa bem concebida das práticas de modelagem de mercado, utilizando estas categorias de análise, pode ser usada para abordar duas questões essencialmente importantes neste campo: (i) pode oferecer uma caracterização mais rica do que é que está sendo moldado através da prática de mercado; ou seja, quais formas possíveis as trocas econômicas e os mercados assumem?; (ii) pode fornecer uma melhor compreensão dos processos que levam a esses resultados, ou seja, como um determinado mercado está sendo moldado?
ALDERSON, Wroe; COX, Reavis. Towards a Theory of Marketing. Journal of Marketing, vol. XIII, nr 2, p. 137 – 52, 1948. BRAGA, Camila; SUAREZ, Maribel. Teoria Ator-Rede: novas perspectivas e contribuições para os estudos de consumo. Cad. EBAPE.BR, vol. 16, nr 2, p. 218-231, 2018. KJELLBERG, H.; HELGESSON, C-F. On the nature of markets and their practices. Marketing Theory, vol. 7, nr 2, p. 137–162, 2007. NENONEN, Suvi; KJELLBERG, Hans; et al. A new perspective on market dynamics: market plasticity and the stability-fluidity dialectics. Marketing Theory, vol. 14, nr 3, p. 269-289, 2014.