Resumo

Título do Artigo

DIVERSIDADE DA ALTA GESTÃO E DISCLOSURE DE RISCO NAS COMPANHIAS ABERTAS PREMIADAS PELA ABRASCA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Diversidade
Alta gestão
Disclosure de risco

Área

Finanças

Tema

Governança, Risco e Compliance

Autores

Nome
1 - RAQUEL VIDAL VASCONCELOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade – FEAAC
2 - ANNA BEATRIZ GRANGEIRO RIBEIRO MAIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC
3 - Alessandra Carvalho de Vasconcelos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC
4 - Denise Maria Moreira Chagas Correa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Departamento de Contabilidade da FEAAC
5 - afonso carneiro lima
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA

Reumo

A contribuição da diversidade da alta gestão nas estratégias corporativas tem sido alvo de acalorados debates nas organizações. Enquanto o conselho de administração é um instrumento central de governança e essencial para monitoramento, a diretoria executiva desempenha o papel decisório e de cumprimento das estratégias estabelecidas. Assim, a estrutura desses órgãos pode contribuir para uma aproximação entre as partes interessadas, colaborando com práticas orientadas para dar maior visibilidade e transparência às informações empresariais, inclusive sobre riscos corporativos.
Em função da contextualização exposta, formula-se o seguinte problema de pesquisa: Qual a relação entre a diversidade da alta gestão e o disclosure de risco nas companhias abertas premiadas pela Abrasca? Assim, com o intuito de viabilizar uma resposta ao questionamento ora apresentado, elege-se como objetivo geral analisar a relação entre a diversidade da alta gestão e o disclosure de risco nas companhias abertas premiadas pela Abrasca.
À luz da Teoria do Capital Humano e sob o suporte de estudos empíricos anteriores (ALLINI; ROSSI; HUSSAINEY, 2016; BRAVO, 2018; COSTA; SAMPAIO; FLORES, 2019; PRUDÊNCIO et al., 2019; TERJESEN; AGUILERA; LORENZ, 2015; ZUCCO, 2015), espera-se que o disclosure de risco sofra influência da diversidade da alta gestão: positiva, quanto à participação de mulheres (H1a, H1b, H1c e H1d); negativa, quanto à idade dos membros (H2a, H2b, H2c e H2d); e, positiva, quanto à multidisciplinaridade da formação acadêmica (H3a, H3b, H3c e H3d).
A amostra, desta pesquisa com abordagem quantitativa, envolveu 47 empresas. Para a operacionalização, foram coletados dados acerca da diversidade (gênero, faixa etária e formação acadêmica) da alta gestão e do disclosure de risco (financeiro, não financeiro e geral). O estudo utilizou fontes secundárias, através de pesquisa documental, nos 94 formulários de referência publicados no biênio 2017-2018 e website da B3. Como técnicas de análise, utilizou-se a análise de conteúdo para a categorização dos 38 fatores de risco observados e a regressão linear múltipla para os testes das doze hipóteses.
Os resultados apontaram para quatro aspectos importantes: a) há influência significativa da formação acadêmica dos membros de conselho em todos os níveis de disclosure de risco; b) há influência positiva da participação de mulheres na diretoria executiva e negativa da participação feminina no conselho no disclosure de risco não-financeiro; c) há influência positiva do tamanho da empresa no disclosure de risco não-financeiro e no de risco geral; e d) há influência negativa da faixa etária média dos membros do conselho no disclosure de risco financeiro.
Conclui-se que o objetivo do estudo foi atingido e que as hipóteses propostas foram testadas, demonstrando-se indícios das relações entre os construtos. Em suma, para a amostra analisada, é possível inferir que a multidisciplinariedade da formação acadêmica do Conselho de Administração influencia positivamente todas as categorias de disclosure de risco investigadas, bem como a participação de mulheres na Diretoria Executiva influencia positivamente o disclosure de risco não financeiro, corroborando com a literatura e com os pressupostos da Teoria do Capital Humano.
ALLINI, A.; ROSSI, F.; HUSSAINEY, K. The board's role in risk disclosure: an exploratory study of Italian listed state-owned enterprises. Public Money & Management, v. 36, n. 2, p. 113-120, 2016. BRAVO, F. Does board diversity matter in the disclosure process?. International Journal of Disclosure and Governance, v. 15, n. 2, p. 104-114, 2018. COSTA, L.; SAMPAIO, J. O.; FLORES, E. S. Diversidade de gênero nos conselhos administrativos e sua relação com desempenho e risco financeiro nas empresas familiares. Revista de Administração Contemporânea, v. 23, n. 6, p. 721-738, 2019.