Resumo

Título do Artigo

Vantagens competitivas na oferta de cursos EaD em universitárias comunitárias
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Vantagem Competitiva
Visão Baseada em Recursos
Universidade

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Competitiva Baseada em Recursos e na Organização Industrial

Autores

Nome
1 - Sheila Patricia Ramos Beckhauser
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Campus 1
2 - IARA REGINA DOS SANTOS PARISOTTO
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração

Reumo

As organizações universitárias são sistemas complexos (Stacey, 1996) cuja decisões, ações e resultados não seguem uma sequência racional ou lógica. Embora, as universidades também possuem metas a cumprir, e necessitam alcançar os resultados almejados (PEREIRA; ANTONIALLI, 2011). Na percepção de Meyer e Meyer (2013), a gestão acadêmica não pode negligenciar aspectos mercadológicos e as mudanças ambientais que afetam a organização e precisam adequar-se a elas.
Conforme já destacado por Lynch e Baines (2004), as universidades almejam por maior número de estudantes, pessoal melhor qualificado, maior participação em fundos públicos, entre outros. Assim, o cenário competitivo atual das organizações universitárias exige, da sua administração, atenção quanto as estratégias implementadas e formas de se diferenciar no mercado educacional para alcançar vantagem competitiva. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo identificar fontes de vantagem competitiva na oferta de cursos EaD em universidades comunitárias.
Este trabalho se fundamenta no conceitos da Visão Baseada em Recursos que ficou conhecida por relacionar os recursos como geradores de vantagem competitiva que permitem realizar uma análise interna da organização e desenvolver estratégias distintas (BARNEY, 1991; BARNEY; KETCHEN; WRIGHT, 2011). A vantagem competitiva também pode ser aplicada ao contexto das IES. Lynch e Baines (2004) foram os primeiros a relacionar a vantagem competitiva às universidades.
Quanto ao delineamento de pesquisa, o presente estudo caracteriza-se como descritivo quanto aos objetivos, estudo de casos múltiplos quanto aos procedimentos e quanto a abordagem, caracteriza-se como qualitativa. O estudo foi realizado em duas organizações universitárias comunitárias situadas no Sul do Brasil.
Foi possível constatar os recursos necessários para a oferta de cursos EaD. Sendo, nos dois casos estudados, a necessidade de mobilizar recursos tecnológicos, humanos e financeiros para viabilizar a oferta de cursos EaD. Além disso, foi possível identificar diferenciais e benefícios gerados pela oferta de cursos EaD. Embora, não tenha sido constatado recursos suficientes para a geração de vantagem competitiva sustentável.
A adoção da estratégia em si trouxe benefícios para as universidades pesquisadas, como apropriação das tecnologias utilizadas no EaD e a expansão da universidade. Porém no que tange a capacidade de criar valor e gerar vantagem competitiva, nos casos estudados, observa-se certa dificuldade, principalmente em desenvolver diferenciais específicos para os cursos EaD que sejam valiosas para os alunos e gerem vantagem competitiva sustentável para as universidades.
BARNEY, Jay B.; KETCHEN JR, David J.; WRIGHT, Mike. The future of resource-based theory: revitalization or decline? Journal of management, v. 37, n. 5, p. 1299-1315, 2011. BARNEY, Jay. Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of management, v. 17, n. 1, p. 99-120, 1991. HIGGINS, J. M. The eight ‘S’s of successful strategy execution. Journal of Change Management, v. 5, n. 1, p. 3-13, 2005. HREBINIAK, Lawrence G. Obstacles to effective strategy implementation. Organizational dynamics, 2006.