Resumo

Título do Artigo

OS CAMINHOS PARA INSERÇÃO DOS IMIGRANTES HAITIANOS NO MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO EM CUIABÁ E REGIÃO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

inserção laboral
Imigrantes
haitianos

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Danielle Adriane Passos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) - Campus Cuiabá
2 - Kelly Pellizari
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) - Cuiabá

Reumo

O fenômeno da migração tem ocupado cada vez mais espaço nas discussões sociais contemporâneas. Na visão de Cavalcanti, Oliveira e Tonhati, (2015), a mobilidade humana tem ganhado destaque ao longo da história da humanidade, as importantes mudanças ocorridas no ocidente século XX alteram a maneira e modo como as migrações são vistas. O volume de pessoas que tem se deslocado tem aumentado de tal forma que, há quem diga que vivemos na era das migrações.
Nos últimos anos o fluxo migratório para o Brasil tem crescido muito e o país passou a ser um ponto de refúgio para imigrantes que tem enfrentando crise econômica, guerra, fome e a destruição causadas por desastres naturais. Nesta dinâmica, observa-se o caso dos imigrantes haitianos, que viram seu país em meio ao caos após o terremoto de 2010, que matou mais de 300 mil pessoas e deixou outros milhares de desabrigados. Em meio às mais diversas dificuldades enfrentadas viram-se obrigados a sair de seu país. Guimarães, Lira e Curvo (2017), estimam que cerca de 4.000 mil haitianos vieram para MT.
A pesquisa foi realizada na cidade de Cuiabá-MT e região com os imigrantes haitianos, empresas que realizam a contratação desses imigrantes e com os mediadores no processo de inserção Laboral, como o Centro Pastoral para Migrantes de Cuiabá – CPM e o Sistema Nacional de Empregos de Mato Grosso – SINE. Ao se levar em consideração as diversas barreiras para inserção dos imigrantes Haitianos no mercado de trabalho, o principal objetivo deste artigo consiste em analisar os caminhos para inserção dos imigrantes haitianos no mercado de trabalho em Cuiabá-MT e região.
A metodologia utilizada nesta pesquisa é de natureza qualitativa com caráter exploratório e descritivo que visou em observar as dinâmicas entre os atores sociais envolvidos na dinâmica das relações de trabalho sendo imigrantes, gestores e mediadores. O método de pesquisa se deu por meio do estudo de caso e a coleta de dados por entrevistas presenciais com roteiros semi estruturado. A coleta de dados contou com a gravação de áudio, transcrição das entrevistas e posterior análise dos dados por meio da triangulação de dados e análise do conteúdo nos moldes de Bardin (2016).
Com base nos resultados encontrados por esta pesquisa, os meios disponíveis para inserção dos imigrantes haitianos no mercado de trabalho de Cuiabá-MT se dá de diferentes formas, seja: por meio de indicação de amigo, por própria procura ou ainda pelo do balcão de empregos do Centro de Pastoral para Migrantes, que por meio de parcerias com organizações privadas disponibiliza vagas, seleciona e prepara os imigrantes para serem encaminhados para as empresas, já que o SINE não possuiu no momento nenhum atendimento especializado para a inserção laboral desta população.
Espera-se ao final desde artigo compreender a dinâmica do mercado de local, observar quais as possibilidades de inserção laboral que os imigrantes têm acesso e identificar na perspectiva dos imigrantes, gestores e mediadores quais as principais dificuldades e limitações na contratação de imigrantes.