Resumo

Título do Artigo

Organização Baseada em Projetos na Gestão de Compras Públicas: uma análise da percepção de gestores sobre os benefícios dessa nova perspectiva
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Palavras Chave

Organizações Baseadas em Projetos
Gestão de Compras públicas
Benefícios

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - THIAGO DE OLIVEIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Programa de Pós Graduação em Administração
2 - Edjane Cortez da Cruz
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Natal
3 - Diogo de Menezes Cortês Bezerra
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Natal
4 - João Florêncio da Costa Júnior
UNIVERSIDADE POTIGUAR (UNP) - Roberto Freire
5 - Josue Vitor de Medeiros Júnior
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - CCSA/DEPAD/PPGA

Reumo

As organizações, diante o cenário atual, enfrentam dificuldades para operacionalização de suas estratégias. No setor público o ambiente se torna ainda mais rígido. Diante disso, o gerenciamento de projetos pode alinhar o atendimento dos normativos à execução da estratégica organizacional. Especificamente, uma Organização Baseada em Projetos (OBP), configuração organizacional baseada na adoção de projetos, programas e portfólios de projetos para desenvolver e entregar produtos e serviços e alcançar os objetivos organizacionais, mostra-se uma opção adequada para esse fim.
A Diretoria de Compras de um determinado IFES está adotando a gestão de projetos para gerenciar suas compras institucionais, bem como para atingir os seus objetivos. Percebe-se que a unidade está migrando para uma perspectiva de OBP. Portanto, surge a seguinte questão de pesquisa: quais as percepções dos gestores de compras do IFES sobre a migração da diretoria para uma OBP? Assim, o objetivo deste trabalho é analisar as percepções dos gestores da Diretoria de Compras sobre a influências da OBP na gestão das compras de um IFES.
Além do cenário de racionalização orçamentária, os órgãos públicos são pressionados a cumprir as atualizações feitas em seus processos de Gestão (FENILI, 2016). As compras públicas correspondem à aquisição de bens e à contratação de serviços que dão suporte às atividades finalísticas desses órgãos. Assim, uma configuração de Organização Baseada em Projetos (OBP) permite o desenvolvimento e entrega de produtos e serviços e alcance dos objetivos organizacionais e alinhamento estratégico por meio de projetos (LORD, 1993; VERAS, 2017; GEMÜNDEN; LEHNER; KOCK, 2018).
Esta pesquisa é qualitativa, pois visa analisar experiências e interações por meio de comunicações para a descrição, avaliação e desenvolvimento prático para subsidiar avanços na teoria sobre o objeto em estudo. Sua abordagem metodológica refere-se a um estudo de caso. Assim, para a coleta de dados , foram levantados os benefícios evidenciados na literatura da OBP. Após isso, foi elaborado um roteiro semiestruturado e aplicado em uma entrevista. A análise de Conteúdo foi utilizada nas transcrições das entrevistas (11 páginas) e para a categorização e apresentação dos resultados.
A discussão e apresentação dos resultados são embasados por trechos extraídos das falas dos entrevistados e relacionados com a literatura. De modo geral, são evidenciadas expectativas concernentes aos benefícios que esse modelo organizacional, OBP, pode proporcionar na gestão de compras públicas do IFES, dos quais: melhor tomada de decisão; melhor comunicação; incentivo a inovação; flexibilização da hierarquia; aprendizagem e adaptabilidade organizacionais; e o alinhamento estratégico, dentre outros.
O trabalho objetivou analisar as percepções de gestores sobre a influências e o papel de uma OBP na gestão das compras de um IFES. O trabalho teve como limitações a ausência de uma literatura consolidada sobre OBP para direcioná-lo e a aplicação do questionário com apenas dois gestores, com os resultados limitado a as suas percepções. Trabalhos futuros são propostos, dos quais: entrevistas com uma amostra mais representativa para a identificação de padrões e consensos; pesquisa quantitativa para testar as hipóteses levantadas no trabalho; e a aplicação desse estudo em outros contextos.
ALEXANDER LORD, M. Implementing strategy through project management. Long Range Planning, 1993. FENILI, Renato. Boas práticas administrativas em compras e contratações públicas. Niterói/RJ: Impetus, 2016. GEMÜNDEN, Hans Georg; LEHNER, Patrick; KOCK, Alexander. The project-oriented organization and its contribution to innovation. International Journal Of Project Management, [s.l.], v. 36, n. 1, p. 147-160, jan. 2018 HOBDAY, M. The project-based organisation: An ideal form for managing complex products and systems? Research Policy, 2000. VERAS, M. Negócio baseado em projetos. Rio de Janeiro 2017