Resumo

Título do Artigo

Startups de gestão de pessoas no Brasil: um estudo exploratório sobre a atuação das HR Techs
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Gestão de Pessoas
Startups
HR Techs

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Temas Emergentes e Modismos em Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Melina Medeiros das Chagas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF) - Juiz de Fora
2 - Débora Vargas Ferreira Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Departamento de ciências administrativa e sociais
3 - Victor Cláudio Paradela Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
4 - Tatiana Ladeira Vidal
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - DCAS

Reumo

A pesquisa aqui apresentada envolveu um levantamento exploratório das startups brasileiras de Gestão de Pessoas, com foco nas tecnologias que têm desenvolvido. Trata-se de um estudo exploratório, voltado para uma área de investigação ainda embrionária, mas que reúne uma diversificada gama de startups. Com base em dados levantados em relatórios especializados e nos sites das próprias empresas, é destacada a contrição que as HR Techs podem oferecer às organizações que as contratam, em um ambiente de negócios no qual a gestão de pessoas representa cada vez mais uma área estratégica.
Partindo da constatação de que, a despeito da importância assumida pelas empresas estudadas, há uma lacuna na área acadêmica sobre sua natureza e principais formas de atuação, a questão problema que orientou a investigação foi assim definida: “de que forma as HR Techs brasileiras têm atuado?” O objetivo geral perseguido, em decorrência, foi analisar como tem se dado a atuação das HR Techs brasileiras.
A revisão da literatura teve foco no conceito de startup (TIGRE, 2006; WATERS, 2019) destacando as principais características dessas organizações, em especial as aplicáveis às HR Techs. Foi também realçada a crescente relevância assumida pela área de gestão de pessoas, como atividade estratégica para a competitividade empresarial (MARRAS, 2011; RIBEIRO, 2019). Foram, também, apresentados os principais desafios dos macroprocessos da GP (BARBIERI, 2016; DUTRA, 2016; OLIVEIRA, 2017), os quais serviram de base à análise das soluções ofertadas pelas HR Techs.
A pesquisa foi de natureza qualitativa, descritiva e exploratória (MINAYO, 2016; TRIVIÑOS, 2011; VERGARA, 2016), tendo base em procedimentos bibliográficos e documentais e corpus constituído por 217 empresas. Partindo do cadastro geral das HR Techs brasileiras disponibilizado pela Liga Ventures (2019), foram levantadas, nos respectivos sites, as principais soluções por elas ofertadas. A análise dos resultados encontrados foi desenvolvida estabelecendo-se contrapontos com as necessidades técnicas dos macroprocessos de gestão de pessoas indicados na literatura especializada.
No macroprocesso de seleção, destaca-se o oferecimento de soluções para tornar os procedimentos mais precisos e adaptados às necessidades das contratantes. Na capacitação profissional, foram encontradas tecnologias que dinamizam as ações e potencializam os resultados. No campo da remuneração, destacaram-se ferramentas de gestão de benefícios e de recompensas não financeiras. Em relação ao monitoramento dos trabalhadores, as HR Techs têm desenvolvido ferramentas analíticas e preditivas, que auxiliam na gestão de resultados, em alinhamento com as ações de people analytics.
As RH Techs desenvolvem soluções para uma área complexa e multifacetada, como a de gestão de pessoas. As tecnologias e serviços ofertados utilizam recursos tecnológicos de ponta e permitem a customização às necessidades das contratantes. Representam, assim, importantes parceiras, com impacto potencial para uma gestão empresarial mais eficaz e adaptada ao atual ambiente de negócios. Ficou clara a relevância dessas startups que, não à toa, têm se expandido no Brasil, incorporando a área de gestão de pessoas ás diversas outras já beneficiadas pela capacidade inovadora que as caracteriza.
BARBIERI, U. F. Gestão de pessoas nas organizações: conceitos básicos e aplicações São Paulo: Atlas, 2016. DUTRA, J. S. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas, 2. ed. São Paulo: Atlas, 2016. MARRAS, J.P.. Gestão de pessoas em empresas inovadoras. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2011. OLIVEIRA, L. O. Gestão estratégica de recursos humanos, 2. ed. Porto Alegre : Sagah, 2017. RIBEIRO, A. L. Gestão de pessoas, 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2019. TIGRE, P.B. Gestão da InovaçãoRio de Janeiro: Elsevier, 2006. WATERS B. Innovation Trends Report, 2019. Stanford University, jan. 2019.