Resumo

Título do Artigo

EFEITO DA INTANGIBILIDADE DOS ATIVOS SOBRE O VALOR DE MERCADO DE EMPRESAS COM DIFERENTES NÍVEIS DE CAPITALIZAÇÃO
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Palavras Chave

Ativos Intangíveis.
Market-to-book.
Valor de mercado.

Área

Finanças

Tema

Estrutura de Capital, Valor e Reestruturações

Autores

Nome
1 - Marcos Paulo Albarello Friedrich
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - PPGCC
2 - Marines Lucia Boff
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - UDESC Ibirama
3 - Matheus Andriani
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Blumenau
4 - Moacir Manoel Rodrigues Junior
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis

Reumo

Atualmente, os ativos intangíveis representam um dos principais responsáveis pelo aumento do valor de mercado das empresas, bem como o Market-to-Book – diferença entre o valor contábil da empresa e o seu valor de mercado. A literatura identificou retornos anormais e maior Market-to-Book em empresas menores e com menor volume de transações. Com base em um novo modelo proposto por Medrado (2016), objetivou-se verificar se esses resultados anormais têm relação com o nível de Intangibilidade, e se as empresas com menor nível de capitalização possuem esse efeito mais acentuado.
Tem-se a seguinte questão norteadora desta pesquisa: Qual o efeito da intangibilidade dos ativos sobre o valor de mercado de empresas com diferentes níveis de capitalização? Portanto, o objetivo é analisar o efeito da intangibilidade dos ativos sobre o valor de mercado de empresas com diferentes níveis de capitalização.
O capital intelectual resultante de inovações tecnológicas representa um conjunto de bens classificados como Intangíveis (Liu & Wong, 2011) e que permite às empresas obter vantagens competitivas, relacionando-se a criação de valor à empresa (GARCÍA-MERINO, 2018). O valor de mercado de uma empresa tende a ser cada vez mais impulsionado por seu estoque produtivo de intangíveis, e não pelos ativos tangíveis, uma vez que o vínculo entre o valor de mercado e o valor contábil de uma empresa se dissocia cada vez mais ao longo do tempo (Lev & Gu, 2016).
Com base nas informações anuais de 2014 a 2018 (5 anos), coletados em outubro de 2019 na base de dados da Thomson Reuters, referentes às empresas que compõem os índices Small Cap (SMLL) e MidLarge Cap (MCLX) da Brasil Bolsa Balcão (B3). Com base no novo modelo proposto por Medrado (2016), verificou-se efeito da variável de interesse Intangibilidade sobre o valor de mercado de acordo com o nível de capitalização. Estabeleceu-se duas hipóteses, a fim de verificar se há influência do nível de intangibilidade no valor de mercado da empresa, e, se essa influência é maior nas empresas Small Cap.
Verificou-se que o Market-to-Book é maior para as empresas Small Cap – em média 3,02x maior que o valor contábil, contra 1,82x em média das MidLarge Cap. Sobre a variável de interesse Intangibilidade, verificou-se que ela exerce influência positiva no Market-to-Book das empresas Small Cap, mas exerce influência negativa nas MidLarge Cap. Isso pode ser explicado pelo maior conservadorismo dos investidores em empresas maiores, bem como a importância dos níveis de ativos tangíveis nessas empresas.
As empresas Small Caps apresentaram resultados superiores ao grupo das empresas MidLarge Caps quanto ao valor de mercado, índice de investimento em ativos intangíveis, maior retorno aos acionistas (ROE) e maior desempenho operacional (EBITDA). A primeira hipótese estabelecida foi aceita parcialmente, confirmando a relação positiva entre intangibilidade e valor de mercado, mas somente para as empresas Small Cap. A segunda hipótese não foi rejeitada, confirmando que os ativos intangíveis adicionam maior valor de mercado às empresas com menor nível de capitalização.
Medrado, F., Cella, G., Pereira, J. V., & Dantas, J. A. (2016). Relação entre o nível de intangibilidade dos ativos e o valor de mercado das empresas. Revista de Contabilidade e Organizações, 10(28), 32-44. Park, H. (2019). Intangible assets and the book‐to‐market effect. European Financial Management, 25(1), 207-236. Perez, M. M., & Famá, R. (2006). Ativos intangíveis e o desempenho empresarial. Revista Contabilidade & Finanças, 17(40), 7-24. As demais estão contidas no arquivo PDF submetido.