Resumo

Título do Artigo

VALORES RELATIVOS AO TRABALHO E PERSPECTIVA DE FUTURO PARA A GERAÇÃO Z
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Palavras Chave

Geração Z
Valores do trabalho
Expectativa de futuro

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - Jandir Pauli
FACULDADE MERIDIONAL (IMED) - PPGA
2 - Alana Guadagnin
FACULDADE MERIDIONAL (IMED) - Passo Fundo
3 - JULIANE RUFFATTO
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - PPGAdm

Reumo

O presente estudo foi realizado com estudantes da geração Z que estão se preparando para ingressar no mercado de trabalho. A escolha exclusivamente de estudantes do ensino fundamental e médio se justifica pela fase de transição em que estão passando, no qual as expectativas em relação ao trabalho futuro estão envolvidas, pois é uma etapa de ajustes (Jokisaari, & Nurmi, 2005). Parte-se do pressuposto de que o ambiente no qual essa geração cresce, vem influenciando de forma mais realista sua forma de enxergar as expectativas para com o local de trabalho (Tulgan, 2013).
A Geração Z está ingressando no mercado de trabalho e compreender seus valores é importante para dimensionar o espaço do trabalho em suas vidas, bem como as expectativas organizacionais e sociais a ele associadas. Esta questão é relevante para que as organizações possam desenvolver políticas de atração e engajamento específicas, uma vez que a literatura aponta que os valores relativos ao trabalho da geração Z são distintos das gerações anteriores. Esse artigo tem como objetivo descrever a influência dos valores relativos ao trabalho na expectativa de futuro para integrantes da geração Z.
A geração Z é composta pelas pessoas nascidas a partir de 1995, são os também chamados de filhos da internet, geração digital, nativos digitais, e geração de mídia (Levickaite, 2010). Inspirado na palavra “zappers”, a geração Z recebe este nome pelas características voltadas a mudanças rápidas, pois eles estão prontos para lidar com mudanças repentinas, e vivem um ritmo mais acelerado do que as gerações anteriores (Mutte, 2004).
Foi realizada uma pesquisa de natureza descritiva, abordagem quantitativa, e de corte transversal. Para tanto, o universo dos dados deste estudo refere-se à geração Z, que são as pessoas nascidas entre o ano de 1993 a 2005 (Turner, 2015). A amostra compreende 224 pessoas membros dessa geração, escolhidas por conveniência, sendo alunos do ensino fundamental e médio, e se preparando para o mercado de trabalho. A técnica de amostragem utilizada foi a não probabilística, feita por conveniência e de forma não-aleatória.
Este estudo, ao passo que reitera conclusões de estudos anteriores, acrescenta aspectos relacionados à expectativa de futuro da geração Z para indicar caminhos para que as organizações promovam a interação dos valores desta geração com práticas e políticas inclusivas. Destaca-se a importância de considerar que para esta geração, as organizações podem ser importantes instrumentos de mudanças social, seja nas relações entre colegas, seja na transformação do mundo.
Os estudos que embasaram a problemática deste estudo mostraram que a geração Z apresenta expectativas e valores relativos ao trabalho, diferentes das gerações anteriores. As conclusões sugerem que essa geração buscará mesclar suas necessidades individuais com as necessidades organizacionais. Portando, é importante que as organizações conheçam os valores e expectativas em relação ao trabalho que essa geração espera encontrar, a fim de estabelecer uma melhor convivência, como também melhores resultados, preservando o crescimento organizacional.
Jokisaari, M., & Nurmi, J. E. (2005). Company matters: Goal-related social capital in the transition to working life. Journal of Vocational Behavior, 67(3), 413-428. Lanier, K. (2017). 5 things HR professionals need to know about Generation Z: Thought Levickaite, R. (2010). Generations X Y Z: How Social Networks Form The Concept Of The World Without Borders The Case Of Lithuania, LIMES. Mutte, J. L. (2004). Managing workers of the next decade. Expatica HR, 15. Tulgan, B. (2013). Meet Generation Z: The second generation within the giant" Millennial" cohort. Rainmaker Thinking, 125.