Resumo

Título do Artigo

Combate à pandemia da COVID-19 orientada por Tecnologias da Informação e Comunicação: analisando o passado recente para preparar o futuro
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Artefato de SI
SARS-cov2
Coronavírus

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Ferramentas de TIC na Gestão de Negócios em Tempos de Crises como a COVID-19

Autores

Nome
1 - Rodrigo Franklin Frogeri
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUL DE MINAS (UNIS-MG) - Varginha
2 - Liz Áurea Prado
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUL DE MINAS (UNIS-MG) - Varginha
3 - Fabricio Pelloso Piurcosky
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUL DE MINAS (UNIS-MG) - Departamento de Pesquisa
4 - Eduardo Gomes Carvalho
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG) - Varginha
5 - Lázaro Eduardo da Silva
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG) - Varginha-MG

Reumo

A rápida disseminação do Coronavírus apresentou considerável impacto na economia dos países em todo o mundo e distúrbios sociais nunca antes observados na história da humanidade. Nesse contexto, toda e qualquer estratégia de combate à pandemia deve ser levada em consideração. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são observadas na literatura como passíveis de auxiliar na otimização de processos organizacionais, redução de custos operacionais, coleta de dados de forma difusa e em tempo real, e no auxílio a tarefas que exigem considerável esforço humano.
As TICs podem auxiliar no combate à pandemia da COVID-19 de diferentes maneiras. Contudo, a adoção de TICs envolve investimentos, infraestrutura e treinamento. Nesse contexto, acredita-se que compreender o estado da arte da literatura que envolve os temas “TICs” e “combate à pandemia da COVID-19” pode auxiliar na compreensão de quais tecnologias são mais adequadas aos diferentes cenários criados pela pandemia. Destarte, estabeleceu-se o seguinte pergunta de pesquisa: qual o estado da arte da literatura científica que abordou estratégias de combate à pandemia da COVID-19 orientadas por TICs?
Como fundamento teórico para discutir a aplicação das TICs no combate à COVID-19 nos baseamos na ótica de artefato de SI proposta por Chatterjee, Xiao, Elbanna e Sarker (2017). Segundo Chatterjee et al. (2017), o artefato de SI deve envolver a natureza mutável da sociedade e da tecnologia, ao passo que é constituído por elementos sociais, técnicos e de informação. O modelo de Chatterjee et al. (2017) tem como base a Teoria Geral de Sistemas e define o artefato de SI como uma estrutura inter-relacionada, sinérgica e holística.
As análises evidenciaram que a aplicação de TICs no combate à pandemia da COVID-19 pode ser dependente do contexto em que é utilizada. Aspectos sociais como a cultura local podem ter considerável influência na efetividade de uma tecnologia para o combate à pandemia da COVID-19. Ademais, o conhecimento prévio sobre determinadas tecnologias e infraestrutura básica para que dados possam se transformar em informação relevantes devem ser fatores a serem levados em consideração ao se estabelecer estratégias de combate à COVID-19 orientadas por TICs.
Os fundamentos teóricos desse trabalho se basearam no conceito de artefato de SI e permitiram refletir sobre a aplicação das TICs como forma de combate à pandemia da COVID-19. Consideramos que a adoção de tecnologias para o combate à pandemia da COVID-19 deve levar em consideração o contexto em que essa tecnologia será aplicada, como por exemplo: aspectos culturais da população, conhecimento prévio sobre as tecnologias que estão em pauta para adoção, infraestrutura física e tecnológica básica para acomodar a nova tecnologia e regulamentações governamentais.
Chatterjee, S., Xiao, X., Elbanna, A., & Sarker, S. (2017). The Information Systems Artifact : A Conceptualization Based on General Systems Theory. In Proceedings of the 50th Hawaii International Conference on Systems Sciences (pp. 5717–5726). Hawai, EUA. Peppard, J. (2007). The conundrum of IT management. European Journal of Information Systems, 16(4), 336–345. Chamola, V., Hassija, V., Gupta, V., & Guizani, M. (2020). A Comprehensive Review of the COVID-19 Pandemic and the Role of IoT, Drones, AI, Blockchain and 5G in Managing its Impact. IEEE Access, 8, 90225–90265.