Resumo

Título do Artigo

O impacto de valores lean management na efetividade de processos: um estudo quantitativo em uma instituição pública
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Palavras Chave

Lean
Processos
Efetividade

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Leander Luiz Klein
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós Graduação em Administração Pública - PPGAP
2 - Thiago Schirmer Feltrin
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Centro de Ciências Sociais e Humanas
3 - Matheus Pissutti
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós Graduação em Administração Pública
4 - Luciano Dibi Ercolani
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - PPGAP
5 - Kelmara Mendes Vieira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Santa Maria

Reumo

A utilização e adoção de novas formas gerenciais tem sido uma característica de organizações públicas, principalmente a partir da reforma gerencial. A eficiência passou inclusive a ser um novo princípio da administração pública. Isso induz o gestor público a preocupar-se em maneiras de tornar os processos organizacionais mais ágeis e eficazes. Nesse sentido, a utilização de práticas e valores da filosofia de gestão baseada no sistema Lean pode auxiliar para a maior efetividade de processos.
A aplicação do Lean em organizações ou serviços públicos é amplamente visível em diferentes casos e situações (Piercy & Rich, 2009). No entanto, o alinhamento dessa forma gerencial ainda é pouco estudado em termos de efetividade de processos (Rymaszewska, 2017). Diante disso, em que medida as práticas e valores do sistema Lean contribuem para efetividade de processos? Qual o impacto deles para sua efetividade? É essa a lacuna no conhecimento que este estudo visa ajudar a preencher. Este trabalho tem como objetivo avaliar o impacto de práticas e valores Lean sobre a efetividade de processos.
A fundamentação teórica desse artigo é estruturada com base na literatura sobre os dois eixos principais que norteiam a realização do trabalho: práticas e valores Lean e efetividade de processos. Foi realizada uma revisão da literatura recente sobre esses dois temas e, a partir disso, estruturados os fatores e variáveis utilizadas para consecução do estudo.
Para a realização do estudo foi realizada uma pesquisa survey com os servidores ativos da Polícia Federal do Brasil. A população total era de 8491 servidores ativos e obteve-se uma amostra válida de 997 respostas. O questionário foi composto por 6 práticas e valores Lean mais referendados na literatura e uma medida para efetividade de processos. Para medir as respostas dos servidores utilizou-se uma escala tipo Likert 10 pontos. As respostas foram analisadas com a estatística descritiva, análise fatorial exploratória e regressão linear múltipla.
Os principais resultados da pesquisa mostram que os fatores melhoria contínua e pensamento de longo prazo, apoio da liderança e foco no público-alvo impactam positivamente na efetividade de processos na Polícia Federal. Pode-se verificar também que duas variáveis de controle também exercem influencia sobre a efetividade de processos: a dummy chefia e as dummyes tempo de serviço. No entanto, estas últimas impactam de forma negativa para a efetividade dos processos.
A conclusão deste trabalho é que os valores e práticas Lean podem servir como elementos basilares para a efetividades dos processos. No entanto, isso envolve uma mudança de longo prazo no modo de as pessoas pensarem e trabalharem. O alcance do princípio de eficiência na administração pública pode ser facilitado, ainda mais diante de cenários consecutivos de redução e escassez de recursos.
Piercy, N., & Rich, N. (2009). Lean transformation in the pure service environment: the case of the call service centre. International Journal of Operations & Production Management, 29(1), 54-76. Radnor, Z., & Walley, P. (2008). Learning to walk before we try to run: adapting lean for the public sector. Public money and management, 28(1): 13-20. Rymaszewska, A. (2017). Lean implementation and a process approach–an exploratory study. Benchmarking: An International Journal, 24(5), 1122-1137.