Resumo

Título do Artigo

FRENTES DE PESQUISA NO CAMPO DA VISÃO BASEADA NA ATENÇÃO
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Palavras Chave

Visão Baseada na Atenção
Tomada de Decisão
Estudo Bibliometrico

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Nairana Radtke Caneppele
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - São Paulo
2 - Fernando Antonio Ribeiro Serra
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA

Reumo

Compreender como a atenção dos tomadores de decisão é distribuída e regulada, identificando as respostas organizacionais por meio da análise de como o tempo e o esforço são estruturalmente distribuídos nas organizações torna-se relevante para analisar o comportamento nas organizações. Estudos na área de estratégia não usam apenas várias conceituações de atenção, mas, também aplicam metateorias distintas e, por vezes, conflitantes, para dar sentido aos dados. Nosso objetivo neste artigo foi detectar tendências, possíveis caminhos e frentes de pesquisa no campo da Visão Baseada na Atenção (VBA).
Parte das pesquisas em estratégia não testam os seus constructos, nem os mecanismos não observáveis (Miller, 2010; Miller & Tsang, 2011). Em um processo de tomada de decisão, existem diferentes fatores que podem influenciar nas escolhas e são afetados pela cognição, emoção e a interação social dos indivíduos. Inevitavelmente, em função do dia-a-dia das organizações, da racionalidade limitada e falha de atenção dos gestores, algumas informações importantes são perdidas desde o momento em que se toma a decisão e ela é implementada.
A Visão Baseada na Atenção (Ocasio, 1997) retrata a atenção como uma meta-construção descrevendo a observação, codificação e interpretação dos estímulos disponíveis e o acompanhamento de tempo e esforço, fornecendo uma metateoria da ação e adaptação organizacional focada na atenção. Nesta visão a atenção gerencial é um processo multinível no qual indivíduos, organizações e o ambiente se inter-relacionam, e onde o processamento de informações por indivíduos é condicionado por procedimentos e canais de comunicação e estruturas de atenção nas empresas (Ocasio, 1997).
Os tomadores de decisão e outros atores influentes na estratégia devem ser analisados com foco tanto em nível individual quanto organizacional. Foi possível relacionar os fatores encontrados com os três princípios que Ocasio (1997) propôs para a VBA. As capacidades cognitivas e o processo de decisão, estão conectados ao primeiro princípio, Foco de Atenção. As estruturas organizacionais e a atenção com o terceiro princípio, a Distribuição Estrutural da Atenção. Os sistemas de processamento de informações, emoções e estruturas cognitivas, está alinhado com o segundo princípio, a Atenção Situada.
Compreender as mentes dos tomadores de decisão, sua atenção para e interpretação de novas informações, é um desafio, mas essa ação nos permite identificar por que as organizações fazem as coisas da forma como fazem e por que executam. Assim justificamos a nossa busca por compreender e desenvolver estudos envolvendo a VBA e concluímos que a frente de pesquisa nessa área está atrelada a análise das capacidades cognitivas e o processo de tomada de decisão, das estruturas organizacionais e a atenção e do sistema de processamento de informações, emoções e estruturas cognitivas.
Miller, D. (2007). Paradigm prison, or in praise of atheoretic research. Strategic Organization, 5(2), 177–184. Miller, K., & Tsang, E. (2011). Testing management theories: critical realist philosophy and research methods. Strategic Management Journal, 32, 139-158. Ocasio, W. (1997). Towards an attention‐based view of the firm. Strategic Management Journal, 18(S1), 187-206.