Resumo

Título do Artigo

Diversidade Racial e Trabalho: Uma Análise do Profissional Negro nas Organizações
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Diversidade Racial
Trabalho
Discriminação

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Diversidade, Diferença e Inclusão nas Organizações

Autores

Nome
1 - ADAUTO APRIGIO DOS SANTOS JUNIOR
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Darcy Ribeiro

Reumo

Visando diminuir o gap teórico existente no campo da administração este presente artigo pretende contribuir para o debate de diversidade racial no contexto organizacional, tendo como objetivo analisar como as vivências de preconceito e discriminação exercem influência na inserção de profissionais negros no mercado de trabalho e na inclusão no ambiente de trabalho.
A pergunta problema: Até que ponto a inserção e inclusão de profissionais negros no mercado de trabalho é tangenciada por preconceito e discriminação? Este estudo tem como objetivo geral analisar como as vivências de preconceito e discriminação exercem influência na inserção e inclusão de profissionais negros no mercado de trabalho.
A fundamentação teórica seguiu dois passos, primeiro discorrer sobre mercado de trabalho e questão racial pretendendo demonstrar como se deu a formação do mercado de trabalho no Brasil e como é tratado a questão racial. Após, foi discutido a participação e as vivências dos profissionais negros nas organizações.
Para o desenvolvimento dessa pesquisa adotou-se a abordagem qualitativa, adequada para entender o caráter de um fenômeno social (RICHARDSON, 1999) e para analisar emoções, valores e subjetividade (GOLDENBERG, 2004). Para este estudo – de recorte transversal - foram conduzidas 6 entrevistas por conveniência com trabalhadores que se autodeclaram negros. Seguindo as recomendações de Flick (2009), os casos não foram escolhidos aleatoriamente, mas sim pela sua importância de contribuição para a teoria em construção.
A partir das entrevistas foram divididas categorias de análise. A primeira categoria teve como ponto central a percepção racial dos participantes. Na segunda categoria foi discutida as vivências de discriminação no mercado de trabalho, e por fim foi debatido os benefícios da inclusão racial nas organizações e casos de discriminação no ambiente de trabalho.
A partir das vivências dos entrevistados, ficou claro que, pela falta de oportunidade, estereótipos que estão presos no imaginário social e a dificuldade de denunciar abusos e consequentemente debater sobre o problema da desigualdade racial são grandes barreiras para os negros conseguirem adentrar no mercado de trabalho. O silenciamento dessa questão faz com que seja negado o problema e que não haja a devida atenção para solucioná-lo. A falta de oportunidade causada pela defasagem educacional da população negra vem sendo dribladas após as ações afirmativas nas universidades.
ALVES, Mario Aquino; GALEÃO-SILVA, Luis Guilherme. A crítica da gestão da diversidade nas organizações. RAE-revista de administração de empresas, v. 44, n. 3, p. 20-29, 2004. AZEVEDO, Célia MM; NEGRA, Onda; BRANCO, Medo. O Negro no Imaginário das Elites. Séc. XIX. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo (Edição revista e actualizada). Lisboa: Edições, v. 70, 2009. FLEURY, Maria Tereza Leme. Gerenciando a diversidade cultural: experiências de empresas brasileiras. Revista de Administração de Empresas, v. 40, n. 3, p. 18-25, 2000.