Resumo

Título do Artigo

INFLUÊNCIA DOS FATORES SOCIAIS, ECONÔMICOS, CULTURAIS E DEMOGRÁFICOS NA PANDEMIA DO COVID-19
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Covid-19
Fatores Culturais
Fatores sociais

Área

Estudos Organizacionais

Tema

COVID-19, Organizações e Sociedade

Autores

Nome
1 - Dyeniffer Packer Eigenstuhler
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Chapecó
2 - Francieli Pacassa
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Chapecó
3 - Silvana Dalmutt Kruger
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Chapecó
4 - SADY MAZZIONI
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Chapecó SC

Reumo

A epidemia da Covid-19 não causa apenas infecções e mortes, mas também ocasiona profundos impactos socioeconômicos. Com o intuito de minimizar o colapso dos sistemas de saúde, os governos passaram a adotar inúmeras medidas, desde o maior distanciamento social, isolamento, quarentena e fechamento de fronteiras (Gama Neto, 2020; Lemos et al., 2020). No entanto, o resultado de tais medidas torna-se distinto em cada nação, devido às diferenças sociais, econômicas, demográficas e culturais existentes.
Frente a este cenário tem-se como problemática de estudo: Quais os fatores sociais, econômicos, culturais e demográficos influenciam na propagação dos casos de Covid-19 e na mortalidade de pessoas em âmbito internacional? Para responder à questão de pesquisa o objetivo do estudo consiste em analisar os fatores sociais, econômicos, culturais e demográficos que influenciam na propagação dos casos de Covid-19 e mortalidade das pessoas em âmbito internacional.
As pandemias virais ou as crises financeiras, possuem como característica semelhante a interferência de ações e a necessidade de políticas públicas, pois impactam na renda, na geração de empregos, nas condições de moradia, alimentação e saúde dos indivíduos (Lemos et al., 2020). Aspectos socioeconômicos, e as características culturais distinguem as nações (Huynh, 2020). As dimensões de cultura proposta por Hofstede (2011) demonstram fatores preditivos para observar os diferentes comportamentos e que podem ser vinculados para explicar a condução das medidas de combate e prevenção do Covid-19.
A pesquisa se caracteriza como descritiva, documental e de com cunho quantitativo. A amostra da pesquisa corresponde a 110 nações que possuíam casos registrados de Covid-19 na data da coleta (05/06/2020), além das demais informações necessárias para operacionalização. Para amplitude da análise, considerou-se dois grupos de países: o grupo com a amostra total (110 países) e o grupo dos 20 países que mais relataram casos confirmados do Coronavírus. A análise de dados ocorreu pelo uso das técnicas de estatística univariada, bivariada e multivariada, por meio do software STATA.
Os resultados evidenciam maior quantidade de casos em países mais corruptos, com maior índice de desemprego, maior tamanho demográfico, maior PIB e com culturas predominantemente individualistas e masculinas. O número de mortes foi mais constatado em países mais corruptos, populosos, com PIB mais elevado e com cultura individualista. Por sua vez, o número de recuperados foi mais consistente em países com poder econômico mais elevado e cultura de aversão a incerteza.
Os resultados demonstram que as variáveis determinantes da Covid-19 podem ser explicadas, isoladamente, tanto por fatores sociais, econômicos e demográficos, quanto pelo comportamento característico da cultura de cada nação. Ademais, constatou-se que o índice de contaminação pelo vírus é maior em nações com cultura de orientação a curto prazo (busca por lucros imediatos) e complacência (valor às amizades e ao lazer). As limitações da pesquisa atrelam-se aos resultados, ao evidenciarem os reflexos inferidos do cenário pandêmico até a data limite da coleta das informações.
Gama Neto, R. B. (2020). Impactos da covid-19 sobre a economia mundial. Boletim de Conjuntura (BOCA), 2(5), 113-127. Hofstede, G. (2011). Dimensionalizing cultures: The Hofstede model in context. Online readings in psychology and culture, 2(1), 8-26. Huynh, T. L. D. (2020). Does culture matter social distancing under the COVID-19 pandemic? Safety Science, 104872. Lemos, P., Almeida-Filho, N., & Firmo, J. (2020). COVID-19, desastre do sistema de saúde no presente e tragédia da economia em um futuro bem próximo. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 2(4), 39-50.