Resumo

Título do Artigo

CONHECENDO O CAMPO SOBRE FOOD EXPERIENCE: Uma revisão bibliométrica dos últimos 20 anos na base Web of Science.
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Palavras Chave

Food experience
Experiência gastronômica
Turismo alimentício

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Dimensões e Contextos do Turismo e da Hospitalidade

Autores

Nome
1 - Laura de Oliveira Cardoso
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Belo Horizonte
2 - Ana Luíza Silva Noronha
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Faculdade de Ciências Econômicas
3 - Frederico Leocádio Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - bolsista
4 - Juliana Maria Magalhães Christino
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - FACE

Reumo

A prática de comer fora de casa reflete valores sociais e culturais de cada indivíduo, ademais, a escolha dos estabelecimentos gastronômicos está diretamente ligada à questões como status, poder aquisitivo e estilo de vida (Gândara, 2009). Portanto, diversos fatores tangíveis e intangíveis influenciam nas preferências do consumidor sobre qual restaurante frequentar, e as experiências fornecidas por esses estabelecimentos é denominado “food experience”.
O objetivo dessa pesquisa é realizar uma revisão bibliométrica sobre “food experience” por meio da ferramenta Citespace, dos artigos publicados no intervalo de 1999 à 2019, focando na análise do volume de publicações, autores, journals e clusters mais relevantes, países onde as pesquisas se concentram e principais segmentos que estudam esse tema.
“Food experience”, ou experiência gastronômica, pode ser definida em cinco pontos: o produto principal, o interior do restaurante, as relações sociais pessoais, a companhia e a atmosfera (Hansen et al. 2005). A junção desses elementos é responsável por criar momentos positivos, negativos, ou até mesmo neutros para os consumidores (Gregorash, 2017). É fundamental que uma organização esteja ciente da sua relação com o valor simbólico que ela representa, (Schifferstein, 2015) para que assim seja possível se adequar aos anseios de seus clientes, mantendo-se atualizada e em constante evolução.
A partir das filtragens realizadas para o mapeamento bibliométrico foram selecionados 187 artigos. Em relação ao volume e tendências temporais, o ano de 2018 obteve o maior pico de publicações (28). Os autores de maior destaque do tema "food experience" foram SooCheong Jang e Lydia Hanks. As principais palavras-chaves identificadas foram impacto, qualidade e consumo. Os artigos analisados foram divididos em 25 categorias, das quais Management e Environmental Sciences & Ecology foram as mais centrais. Os países com maior frequência de artigos indexados foram Estados Unidos e China.
A revisão bibliométrica evidenciou uma grande frequência de pesquisas sobre o tema advindas dos Estados Unidos da América e China. Obteve-se como as categorias mais frequentes: Ciências Sociais, Turismo e Administração como temas mais utilizados nas publicações sobre o tema na base de dados do Web of Science. Como destaque, os temas que abordaram a qualidade, satisfação e impacto sobre a experiência gastronômica obtiveram maior frequência e destaque acadêmico. No ano de 2018 ocorreu um aumento gradativo de publicações acerca do food experience, o que indica uma contemporaneidade do tema.
GÂNDARA, J. “Reflexões sobre o turismo gastronômico na perspectiva da sociedade dos sonhos”. Segmentação do mercado turístico: estudos, produtos e perspectivas, (2009). GREGORASH B. “The modern Canadian restaurant: food for thought”, Worldwide Hospitality and Tourism Themes, (2017). SCHIFFERSTEIN, H. “Employing consumer research for creating new and engaging food experiences in a changing world”, Current Opinion in Food Science, (2015). HANSEN K. et al “The Meal Experiences of á la Carte Restaurant Customers”, Scandinavian Journal of Hospitality and Tourism, (2005).