Resumo

Título do Artigo

CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL E CAPACIDADES DINÂMICAS: Ativos para Empreender Estratégias Competitivas Sustentáveis no Setor de Turismo
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Conhecimento Organizacional
Capacidades Dinâmicas
Vantagens Competitivas Sustentáveis

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Competitiva Baseada em Recursos e na Organização Industrial

Autores

Nome
1 - Alexandre Vieira Seixas Fonseca
UNIVERSIDADE TIRADENTES (UNIT) - Campus Farolândia
2 - JEFFERSON REIS GUIMARÃES ANDRADE
UNIVERSIDADE TIRADENTES (UNIT) - Faroândia
3 - RÚBIA OLIVEIRA CORREA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - DAD

Reumo

O conhecimento é o principal ativo para obter diferenciação sustentável. Nesse sentido, a literatura destaca que os benefícios produzidos pelo conhecimento organizacional podem resultar em capacidades dinâmicas, que possibilitam as empresas a criarem e reconfigurarem seus recursos (tangíveis e intangíveis) para explorar as oportunidades ambientais e estabelecer ajustes dinâmico. Sendo assim, as empresas gerenciadas com base em conhecimentos terão melhores condições para empreender vantagens competitivas sustentáveis (TEECE, 2007).
No campo do turismo são escassos os estudos que analisam a relação entre conhecimento e capacidade dinâmica para entender diferenciais sustentáveis (NIEVES; QUINTANA; OSORIO, 2016). Este fato levou ao problema de pesquisa: Como o conhecimento organizacional proporcionam capacidades dinâmicas e vantagens competitivas sustentáveis no segmento de turismo da cidade de Aracaju/SE? Assim, foi definido o objetivo geral de analisar como o conhecimento organizacional promove as capacidades dinâmicas e consequentemente vantagens competitivas sustentáveis em organizações do setor de turismo em Aracaju.
Empresas que dispõe de elevado nível de conhecimento apresentam capacidade de combinar o conhecimento de diferentes indivíduos, coordenar e executar tarefas, criar, renovar e restruturar os seus recursos internos. Portanto, o conhecimento organizacional permite desenvolver capacidades dinâmicas de detecção, aprendizagem, integração e coordenação, as quais possibilitam empreender vantagens competitivas sustentáveis, dotadas de recursos valioso, raros, inimitáveis, bem como estruturar a organização para gerenciar os seus recursos mais importantes da melhor forma possível (PAVLOU; EL SAWY, 2011).
A pesquisa tem natureza qualitativa. Foi adotado o método de pesquisa Estudo de Casos Múltiplos. Os critérios utilizados para a seleção dos casos foram: (1) Empresas que desenvolvem estratégias competitivas sustentáveis; (2) Empresas que atuam no setor de turismo e (3) Empresas sediadas em Aracaju, capital do estado de Sergipe. Participaram deste estudo duas agências de turismo que atenderam aos requisitos ora citados. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, e analisados pela técnica de análise de conteúdo.
Foi identificado que empresas que participaram da pesquisa criaram e compartilharam conhecimentos tácitos e explícitos, motivados pela dinâmica do próprio setor de turismo e autonomia das equipes de trabalho. O conhecimento organizacional foi originado das experiências individuais, cursos, capacitações e treinamentos, interação com clientes, fornecedores, parceiros do negócio e experiências da própria empresa na condução de suas atividades. Este conhecimento foi incorporado nas práticas e ações empresarias, resultando em capacidades dinâmicas e vantagens competitivas sustentáveis.
A partir da incorporação do conhecimento, as empresas empreenderem ações estratégicas sustentáveis que as permite lograr o titulo de fornecedoras exclusivas, em virtude de terem consigo obter recursos que direcionaram a benefícios relativos a inovações, confiança, credibilidade, segurança, respeito e zelo na condução do serviço, bem como diferenciação e identidade própria, dotados de nuances e particularidades que levam a uma possível incapacidade da concorrência direta replicar os benefícios da estratégia.
NIEVES, J.; QUINTANA, A. Osorio, J. Organizational knowledge, dynamic capabilities and innovation in the hotel industry. Tourism and Hospitality Research, v. 16, n. 2, p. 158–171, 2016. PAVLOU P. A.; EL SAWY, O.A. Understanding the elusive black box of dynamic capabilities. Decision Sciences, v. 42, n. 1, p. 239–273., 2011. TEECE, D. J. Explicating dynamic capabilities: the nature and micro foundations of (sustainable) enterprise performance. Strategic Management Journal, v. 28, p. 1319–1350, 2007.