Resumo

Título do Artigo

Gestão de risco na produção de soja com biotecnologia
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Soja
Biotecnologia
Áreas de Refúgio

Área

Artigos Aplicados

Tema

Operações

Autores

Nome
1 - Gabriel Thompson Cardozo
FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS (FFIA) - Pinheiros
2 - Gleriani Torres Carbone Ferreira
FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS (FFIA) - BUTANTA
3 - Luis F A Guedes
FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS (FFIA) - são paulo

Reumo

Durante os últimos anos, o mercado de soja no Brasil e no mundo tem apresentado um crescimento expressivo.
O presente artigo estuda, à luz da Teoria dos Custos de Transação, o comportamento de um grupo de agricultores que cultivam soja com biotecnologia em relação à decisão de cultivo e manutenção da área de refúgio.
Busca-se verificar quais são as motivações dos produtores que optam por tal cultura e, principalmente, porque adotam a área de refúgio.
Mapeou-se todos os elos e ações direcionadas à comercialização de sementes e a assistência-técnica da produção, resultando em uma lista de fatores observados no programa em análise, associados aos respectivos aspectos da teoria de Custos de Transação
As entrevistas apontaram para a ocorrência de assimetria de informação, oportunismo, incerteza e racionalidade limitada. Concluiu-se que os agricultores preferem tomar decisões baseados em orientações técnicas advindas do representante comercial ou de elos comerciais dotados de valor reputacional.
As contribuições estão relacionadas com a possibilidade de replicação do modelo adotado pela empresa na gestão de risco relacionado com práticas inadequadas.