Resumo

Título do Artigo

INTELIGÊNCIA COMPETITIVA EM HOTELARIA: Análise bibliométrica da produção científica no período de 1987 a 2020
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Palavras Chave

Hotelaria.
Inteligência competitiva.
Bibliometria.

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Turismo e Hospitalidade na Competitividade em Serviços

Autores

Nome
1 - Flávio Basta
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Campus Higienópolis
2 - Gilberto Perez
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - PPGA

Reumo

Com este artigo buscou-se realizar um estudo bibliométrico da literatura científica nacional e internacional sobre Inteligência Competitiva em Hotelaria. Em termos metodológicos, recorre-se ao protocolo Cochrane para a proposição da questão de revisão. Como resultados, o estudo evidencia que ainda há escassa, porém, crescente literatura científica sobre Inteligência Competitiva em Hotelaria. O estudo ressalta a importância do tema para o processo de tomada de decisão no segmento escolhido e oferece valiosa análise sobre a evolução do assunto proposto, com debate dos principais artigos.
Questão de pesquisa: Este estudo busca responder à seguinte questão: Quais são as principais características da produção científica em IC no segmento de hotelaria? O objetivo gera da pesquisa é: Realizar análise bibliométrica de Inteligência Competitiva aplicada à Hotelaria entre os anos de 1987 e 2020. Os objetivos específicos são: a) Identificar os principais conceitos acerca dos temos Inteligência Competitiva e Hospitalidade; b) Evidenciar a aplicação dos conceitos de Inteligência Competitiva no segmento de hotelaria; c) Identificar as contribuições da IC para o aprimoramento da Hotelaria.
A fundamentação teórica do estudo, se alicerçou na contextualização, definição e discussão dos principais artigos dos temas Inteligência Competitiva e Hotelaria.
A análise da pesquisa realizada identificou que os 109 artigos selecionados abordam a IC aplicado em hotelaria. Do total de artigos, os principais temas abordados eram mineração de dados de tecnologia (sistemas de informação e tecnologia da informação e comunicação-TIC), estratégia, business intelligence (BI), criação de valor e inteligência artificial. Os autores mais citados são apresentados, cronologicamente, sendo eles: Audrey McCool (1987 - artigo seminal), Lau, Lee e Ho (2005), Palacios-Marqués, Merigó e Soto-Acosta (2015), Del Vecchio (2017), Yang e Lu (2016) e Buhalis e Leung (2018)
Esta pesquisa foi desenvolvida buscando responder à questão: “Quais são as principais características da produção científica em IC no segmento de hotelaria?”. Por meio da aplicação do acrônimo PICO como procedimento metodológico para seleção de produção sobre o tema, evidenciou-se um tardio e ainda tímido crescimento da indústria hoteleira no país. Porém, é possível perceber um crescente interesse pelo tema, em sintonia com o estudo de Sacramento, Perez e Nagano (2016).
BASTA, F.; ARAUJO, O. F. Calidad percebida en un hotel de lujo en Rio de Janeiro: Contraposición entre las perspectivas de los gestores y las evaluaciones espontáneas de los clients. Estudios y Perspectivas en Turismo, v. 28, p. 408-427, 2019. MCCOOL, A. C. Some considerations in developing expert systems for the hospitality industry. International Journal Hospitality Management, v. 6, n. 4, 191-198, 1987. SACRAMENTO, K.; PEREZ, G.; NAGANO, C. 50 anos de inteligência competitiva: Análise bibliométrica da produção científica de 1965 a 2015. In: XIX SEMEAD. Anais […]. São Paulo, 2016.