Resumo

Título do Artigo

PRÁTICA DO SABER DOCENTE NO ENSINO PRESENCIAL UTILIZADO NO ENSINO A DISTÂNCIA: APRENDIZAGEM E ADAPTAÇÃO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Aprendizagem individual
Experiência
Docentes

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Patrick dos Santos Pereira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM/UFPR
2 - Natalia Bousquet Batista
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - PPGADM

Reumo

O curso de graduação em Administração é o segundo maior em número de matrículas na modalidade EAD nas redes privadas. Este cenário aponta para a tendência de aumento de demanda por profissionais com atuação na modalidade a distância no curso de graduação em administração. O processo de aprendizagem baseado na experiência de docentes é relevante para compreender os mecanismos de adaptação profissional desse docente para atender a demanda crescente na modalidade a distância. Muitos docentes em atuação na modalidade a distância possuem experiência docente no ensino presencial.
Desta maneira a seguinte situação problema percorre este trabalho: como os docentes do curso de administração adaptam suas habilidades da prática da modalidade presencial para conduzir turmas na modalidade a distância a partir do modelo de aprendizagem baseado na experiência de Kolb (2015). O objetivo deste artigo é compreender como docentes do curso de graduação em administração adaptam suas habilidades da prática de docência no ensino presencial para conduzir turmas virtuais na modalidade a distância, fundamentado na teoria da aprendizagem experiencial de Kolb (2015).
Teoria da aprendizagem experiencial de Kolb (2015).
Para responder esta questão, foi adotada uma abordagem qualitativa com análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas com seis docentes. A análise dos dados utilizou a técnica da análise de conteúdo para identificar os impulsos do processo de aprendizagem individual e aplicar o modelo de aprendizagem baseado em experiências para docentes em atuação na modalidade a distância.
Os resultados apontam para a proposta de um modelo de espiral do conhecimento aplicado à prática docente baseado na interdependência entre características internas como bagagem profissional do docente e circunstâncias externas do ambiente, ao oferecer oportunidades para a vivência de novas experiências que possibilitam um novo ciclo de aprendizagem.
A aprendizagem de docentes baseada na experiência engloba fatores pessoais e fatores externos que movimentam a engrenagem da espiral que constitui a aprendizagem individual de docentes na modalidade a distância, representando uma forma de adaptação profissional e atuação em um contexto efêmero e dinâmico. A aprendizagem dos docentes, portanto, é um processo social, cujo desenvolvimento é determinado por fatores internos e externos.
ALARCÃO (2002), DEWEY, (2003), FLICK (2007), GIBBS (2009), KVALE (2007), KOLB (2015), MILES, HUBERMAN, SALDAÑA (2014), MUTTI, ALVIM, LOIOLA, GONDIM, BORGES-ANDRADE (2015), PIAGET (1970), PIMENTEL (2007), WHO (2020).