Resumo

Título do Artigo

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO DA ESTRATÉGIA NA MÉDIA GERÊNCIA PARA A MELHORIA DO COMPROMETIMENTO, ENGAJAMENTO E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
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Palavras Chave

Comunicação
Estratégia
Média gerência

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Thiago Hess dos Santos
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) - Curitiba
2 - Regina Celia Zimmermann da Fonseca
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) - Curitiba

Reumo

Quando a força de trabalho conhece a estratégia e seu papel para contribuir com sua realização, tem-se um maior engajamento e comprometimento, com impactos no desempenho organizacional. A média gerência é fundamental na busca da força das pessoas para que a estratégia seja entendida e implementada com êxito. A análise de conteúdo apresenta teve como base um questionário semiestruturado aplicado com a média gerência de uma indústria. Estabelece relação de causalidade entre o entendimento da estratégia, sua internalização e a melhoria no comprometimento, engajamento e desempenho organizacional.
A implantação das estratégias muitas vezes não é exitosa, o que tem levado a vários estudos empresariais e acadêmicos, tentarem identificar possíveis causas. A deficiência em relacionar metas estratégicas com o dia-a-dia da operação é uma das principais causas do fracasso. A média gerência tem papel importante para o cascateamento da estratégia em todos os níveis, atuando como a ponte entre a alta gestão e os demais níveis. A comunicação eficaz da estratégia, a identificação clara das metas e a importância de cada um na implementação, são fundamentais para o desempenho organizacional positivo.
Segundo Kees Van Der Heijden (2009), desenvolver a estratégia não é o bastante, deve-se haver atividade consciente na organização para operacionalizar a estratégia. Uma intervenção útil nesse estágio é engajar a organização em conversações sobre a implementação dos planos através de workshops de implementação. Wooldridge et al. (2008), definem média gerência se estendendo aos gerentes abaixo da alta gerência e acima da supervisão de primeiro nível na hierarquia. É essa combinação que lhes permite funcionar como mediadores entre a estratégia da organização e as atividades cotidianas.
O estudo demonstra que a empresa tem usado o Mapa Estratégico como ferramenta e o workshop de implementação como método para o esclarecimento de sua estratégia e comunicação com a média gerência que em seguida desdobra em todos os demais níveis. Com isso, a empresa vem convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis, conforme sugere Kaplan e Norton (2004). Como integradores horizontais, garantindo a distribuição de conhecimento em toda a organização, a média-gerência influencia o processo de estratégia, intercedendo verticalmente entre o conhecimento do topo e o da base da organização.
A análise de conteúdo realizada demonstrou que a comunicação da estratégia na média gerência tem provocado um ciclo de desdobramentos nos demais níveis da empresa. As variáveis, comunicação, engajamento, comprometimento e desempenho, apresentaram alto grau de correlação e magnitude, com isso entende-se que a hipótese levantada é verdadeira. Ou seja, na empresa analisada, a comunicação da estratégia na média gerência contribuiu para a melhoria do comprometimento, engajamento e desempenho organizacional. E finalmente, não há dúvidas que o êxito da estratégia depende fundamentalmente das pessoas.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. FLOYD, S. W., & WOOLDRIDGE, B. Middle management involvement in strategy and its association with strategic type: A research note. Strategic Management Journal, 13: 153-167, 1992. KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Mapas estratégicos: convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis. Rio de Janeiro: Campus, 2004. VAN DER HYDEN, Kees. Planejamento por Cenários. Bookman, 2009. WOOLDRIDGE, B., & Floyd, S. W. Strategic process effects on consensus. Strategic Management Journal, 10: 295-302, 1989.