Resumo

Título do Artigo

TREINAMENTO, EFEITOS E APLICAÇÕES NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Treinamento
Desenvolvimento
Desempenho Organizacional

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Gestão de Pessoas e de Equipes

Autores

Nome
1 - Leonardo da Silva Fernandes
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - PPG Ciências Contábeis
2 - Carlos Alberto Diehl
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - UAPPG

Reumo

O desempenho de uma organização depende em grande parte da atuação individual dos recursos humanos e de seu desempenho (Demyen e Popa, 2014). As empresas que investem em programas de treinamento e desenvolvimento obtêm alta produtividade dos funcionários e contribuem para o desempenho organizacional, cujo investimento provoca um impacto direto no resultado financeiro das empresas (Iqbal Chaudhry e Azam Roomi, 2010).
Empresas decididas em aumentar sua produtividade no trabalho, devem se concentrar em programas de treinamento e desenvolvimento extensivos, visto tratar-se de uma fonte de vantagem competitiva e componente essencial dos sistemas de trabalho e de alto desempenho. Compreender aspectos que apresentem a temática treinamento e o efeito sobre o desempenho organizacional pode ser um diferencial frente aos concorrentes. Sendo assim, o objetivo deste estudo é apresentar os principais aspectos da temática treinamento e seus efeitos no desempenho organizacional.
Interface entre temas desenvolvimento de recursos humanos, treinamento e desempenho organizacional. A literatura, embora brevemente abordada, se apresenta como auxílio no entendimento do problema de pesquisa e no suporte ao objetivo proposto.
Os principais resultados trouxeram o perfil da amostra e as características metodológicas: ano de publicação, país de filiação dos autores, quantidade de autores por artigo, sua produtividade, frequência de palavras, artigos com maior número de citações, setores da economia, tipos de abordagem, instrumentos de coleta, técnicas de análise de dados e os objetivos dos trabalhos concernentes as Leis Bibliométricas (Lotka e Zipf).
Os achados contribuem para o entendimento das pesquisas efetuadas e para pesquisas futuras, apresentando características concernentes ao perfil da amostra:(ano de publicação, país de filiação dos autores, quantidade de autores por artigo e sua produtividade, frequência de palavras, artigos com maior número de citações e setores da economia) e, os aspectos metodológicos: (tipos de abordagem, instrumentos de coleta de dados, técnicas de análise de dados e objetivos do trabalho). Verifica-se como ponto forte deste estudo a quantidade de análises e o ineditismo da bibliometria na temática.
***