Resumo

Título do Artigo

Reflexões sobre a Atuação do Líder no Desenvolvimento de Competências Coletivas
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Líder
Competência Coletiva
Framework teórico

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - Luiz Henrique da Silva
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Biguaçu
2 - Francielle Molon da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - Faculdade de Administração e Turismo

Reumo

Este estudo repousa atenção sobre a atuação do líder, a qual vem sendo estudada ao longo dos anos em diferentes contextos e fundamentos teóricos (Horner, 1997). Entende-se por liderança o processo dinâmico de trabalho em equipe, envolvendo líder e liderados, cujo produto dessas interações sociais (Kwok et al., 2018) influencia nos resultados da organização. O líder passa a ser uma peça imprescindível para o desenvolvimento de competências coletivas (CC), estimulando entre seus seguidores o processo de interação, participação e cooperação (Pinheiro, Saboia, & Uemura, 2018).
Quinn et al. (2003) e Yukl (2013) destacam que a influência dos líderes nos processos coletivos é fundamental para determinar o desempenho de uma equipe, fato este que justifica a necessidade de um maior debate sobre a atuação do líder no processo de desenvolvimento das CC. O artigo tem como objetivo promover uma discussão sobre a relação da atuação do líder com o desenvolvimento de CC em equipes, através da estruturação de um framework teórico na tentativa de contribuir para o avanço do debate envolvendo estes dois conceitos.
O desenvolvimento das CC envolve práticas gerenciais que são utilizadas para aumentar as habilidades e facilitar o ajuste no trabalho. Os principais comportamentos para esse desenvolvimento incluem a orientação, o treinamento e fornecimento de oportunidades. O benefício do desenvolvimento é triplo: para o líder promove relacionamentos mutuamente cooperativos; para os membros melhor ajuste do trabalho, maior aprendizado, confiança e crescimento na carreira; e para a organização, maior comprometimento dos colaboradores e melhor desempenho (Yukl, 2013).
Percebe-se que as pesquisas realizadas ressaltam o papel do líder no desenvolvimento de um sentido e uma base de conhecimento coletivo, além do fato desse senso de interdependência entre os membros da equipe também ser estimulado pelos líderes através de diversas práticas. Algumas delas e outras mais são apresentadas por Yukl (2013) e Le Boterf (2003) como formas de os líderes melhorarem a coesão dos seus membros, a cooperação e identificação com a equipe, a eficácia e o aprendizado coletivo.
O papel do líder é considerado uma configuração coletiva, envolta por dinâmicas sociais e construída por meio de uma relação de confiança mútua, entre líder e liderados. O desenvolvimento de CC pode estar atrelado ao quanto o líder representa a sua equipe de trabalho e contribui com diretrizes que enfatizem o coletivo e o desenvolvimento de pessoas e equipes. O líder que viabiliza o relacionamento cooperativo, estimula o esforço coletivo e promove a coesão e o trabalho em equipe, tende a colaborar com ações que fomentem o desenvolvimento de CC.
Horner, M. (1997). Leadership theory: past, present and future. Team Perf. Man., 3(4). Kwok, N. et al. (2018). How leader role identify influences the process of leader emergence: a social network analysis. The Lead. Quart., 29(6). Le Boterf, G. (2003). Desenvolvendo a competência dos profissionais. Artmed. Pinheiro, E. et al. (2018). A relação entre as práticas de recursos humanos e as competências coletivas: um estudo de caso em uma empresa b. EnANPAD. Quinn, R. et al. (2003). Competências gerenciais: princípios e aplicações. Elsevier. Yukl, G. Leadership in organizations. (2013). Prentice.