Resumo

Título do Artigo

Uma análise comparativa dos rankings universitários globais de sustentabilidade
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Sustentabilidade
Times Higer Education
Green Metric

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Estratégia e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Bárbara Galleli
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Departamento de Administração
2 - Noah Emanuel Brito Teles
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM
3 - Joyce Aparecida Ramos dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - CEPPAD UFPR
4 - Mateus Santos de Freitas-Martins
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - CURITIBA/ PPGADM

Reumo

Argumenta-se que sistemas de avaliação e rankings universitários de sustentabilidade podem auxiliar a direcionar a tomada de decisão e contribuir com o processo de integração da sustentabilidade nas instituições de ensino superior (IES). Apesar da literatura disponível sobre avaliação e métricas, são poucos estudos que analisam rankings globais da sustentabilidade no ensino superior. Ademais, há a necessidade de maiores evidências e debates mais profundos, para que se possa ampliar o conhecimento, o desenvolvimento de políticas e a implementação de práticas de sustentabilidade nas IES.
A partir da contextualização apresentada, são formuladas as seguintes perguntas de pesquisa: Como avaliar as estruturas desses rankings globais universitários de sustentabilidade? Há algum sistema de avaliação mais adequado? Com o intuito de esclarecer estas questões e promover uma melhor compreensão sobre o tema, o presente estudo realizou uma análise crítica de dois sistemas dessa natureza. Os sistemas de classificação selecionados foram o UI Green Metric e o THE University Impact Rankings, por sua contemporaneidade, classificação holística das instituições e aplicação internacional.
Rankings universitários de sustentabilidade são instrumentos voltados para avaliação do compromisso e desempenho ambiental/ social das instituições de ensino (Puertas, 2019). Além das críticas já direcionadas a rankings com abordagens genéricas, os desafios impostos pela adoção da sustentabilidade conferem a esses instrumentos reivindicações adicionais (Lukman, Krajnc, & Glavič, 2010). Observar essas reivindicações por uma perspectiva crítica representa um importante marco à partir do qual avanços podem ser promovidos.
Como resultado da análise de conteúdo, constatou-se que o UI Green Metric enfatiza mais aspectos ambientais, com critérios que valorizam a forma como as universidades usam recursos naturais, descartam resíduos, espaços verdes no campus, entre outros. Por sua vez, embora o THE Impact Ranking também abarque questões ambientais, é notório que envolve muito mais questões sociais, como saúde e bem-estar, igualdade de gênero, redução de desigualdades. Em adição a esses resultados, a análise baseada nos PBs demonstrou que os dois rankings estavam acima da média das pontuações possíveis.
As evidências da análise crítica do UI Green Metric e do THE University Impact Rankings permitiram concluir que: a) apesar de estudos anteriores e a estrutura do Princípios de Berlim permitirem uma avaliação comparativa sobre conteúdo e aspectos a serem considerados na aferição de rankings universitários, ainda há uma lacuna necessária de ser preenchida com relação à especificidade dos rankings universitários globais de sustentabilidade; e b) ainda que o THE Impact Ranking tenha apresentado desempenho superior, há diversos itens com oportunidades de melhoria.
Lukman, R., Krajnc, D., & Glavič, P. (2010). University ranking using research, educational and environmental indicators. Journal of cleaner production, 18(7). Puertas, R., & Marti, L., (2019). “Sustainability in Universities: DEA- GreenMetric.” Sustainability, 11(14). Stolz, I., Hendel, D. D., & Horn, A. S. (2010). Ranking of rankings: Benchmarking twenty-five higher education ranking systems in Europe. Higher Education, 60(5). THE World University Rankings. (2019) THE University Impact Rankings 2019: methodology. UI Green Metric World University Rankings (2019). “Overall Rankings”.