Resumo

Título do Artigo

CORRUPÇÃO E RETORNO DE AÇÕES DE EMPRESAS LISTADAS NA B3
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Corrupção
Retorno das ações
Estudo de eventos

Área

Finanças

Tema

Apreçamento de Ativos

Autores

Nome
1 - Vitor Fonseca Machado Beling Dias
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN
2 - Rodrigo Fernandes Malaquias
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN

Reumo

A imprensa tem evidenciado casos de corrupção envolvendo empresas listadas na B3. Estudos anteriores apontaram que eventos específicos impactam nos retornos das ações. Perspectivas teóricas abordam aspectos relacionados à corrupção na área de Finanças. Além disso, o efeito manada têm se mostrado uma importante teoria para elucidar o comportamento em massa dos agentes econômicos, sendo relevante na explicação da tomada de decisões de investimentos e desempenho de ativos financeiros. Este estudo indica que notícias sobre o possível envolvimento em corrupção pode ser prejudicial para as empresas.
Considerando o resultado de estudos anteriores, foi identificado que eventos específicos relacionados à corrupção podem ter efeito no mercado financeiro. Em uma amostra mais ampla, com empresas da B3 de diferentes setores e notícias de diferentes períodos, o problema de pesquisa que norteou o presente trabalho foi o seguinte: qual o efeito das notícias sobre corrupção no retorno das ações das respectivas empresas vinculadas às notícias? O objetivo desta pesquisa consistiu em identificar o efeito de notícias sobre um possível envolvimento em corrupção das empresas no retorno de suas ações.
Teorias a respeito dos efeitos da corrupção apontam relações positivas e negativas desse fenômeno para as empresas. No Brasil, um estudo analisou empresas em uma operação policial específica e se baseou na perspectiva Sand the Wheels para explicar essa relação. Além disso, com base na teoria sobre o efeito manada, eventos relevantes podem influenciar o comportamento de agentes econômicos, impactando no mercado financeiro. Desse modo, foi elaborado um estudo de eventos para se avaliar os impactos da divulgação de possível envolvimento em corrupção das empresas da B3.
Foi usado o estudo de eventos para averiguar se a divulgação de notícias de envolvimento das empresas em corrupção apresenta efeito negativo em suas ações. Além disso, foram utilizados dados do Economática, e também dados secundários relacionados à divulgação de notícias de possível envolvimento em corrupção pelos canais de mídia mais acessados no Brasil (entre 2012 e 2019). Foi utilizado o modelo ajustado ao risco e ao mercado para estimativa dos retornos anormais, além da comparação do retorno anormal acumulado em relação a data zero dos eventos por meio do teste de diferença de médias.
Foram consideradas várias operações policiais, além de outras situações que culminaram em investigação acerca de corrupção pelos órgãos oficiais do país, no que diz respeito às empresas da B3 (de vários setores e em períodos diferentes). Foi identificado que a divulgação dessas notícias colaborou para retornos anormais negativos das ações, com maior efeito na data "zero" e no dia subsequente à divulgação, mostrando que as notícias influenciaram negativamente o comportamento das ações no período analisado, corroborando a perspectiva Sand the wheels e apontando características do efeito manada.
O estudo apontou que a divulgação de notícias de empresas possivelmente envolvidas em casos de corrupção está relacionada a uma diminuição no retorno das ações, principalmente na data "zero" e no dia subsequente à divulgação do evento.Os resultados podem ampliar pesquisas previamente desenvolvidas sobre o assunto. O estudo identificou que essas notícias podem deixar investidores receosos em efetuarem investimentos nas empresas,podendo gerar efeito manada de fuga de capitais, afetando a disponibilidade de recursos no mercado financeiro, e os investimentos como um todo no país.
Padula & Albuquerque (2018). Corrupção governamental no mercado de capitais: Um estudo acerca da operação Lava Jato. Camargos & Barbosa (2003). Estudo de eventos: teoria e operacionalização. MacKinlay, (1997). Event studies in economics and finance. Miari, Mesquita, & Pardini, (2015). Eficiência de Mercado e Corrupção Organizacional: Estudo dos Impactos Sobre o Valor dos Acionistas. Princenton (2020). Princenton University, Event Studies with Stata. Borges & Martelanc, (2019). O impacto do investidor institucional no preço das ações.