Resumo

Título do Artigo

THE BOOQ IS ON THE TABLE: O Dilema da Booq For Men
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Palavras Chave

Canais de distribuição
Conflito de canais
Omnichannel

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Aline da Silva Bertoldi
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI (UNIASSELVI) - Brusque SC
2 - Estefani Kenor Jorge
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI (UNIASSELVI) - Brusque
3 - Jailson Lana
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - BIGUAÇU
4 - Raul Beal Partyka
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - EAESP

Reumo

Em 2016, nasceu a Booq For Men, uma sociedade do setor de confecções composta por três jovens empreendedores que tinham um desejo em comum: criar um produto para o segmento masculino que se adequasse à necessidade dos próprios sócios. O estilo streetwear ganhou uma leitura com riqueza em detalhes, estampas exclusivas e acabamento impecável, por consequência agradou artistas de renome nacional, como os cantores: Biel, Lucas Lucco, Gusttavo Lima e Luan Santana. Devido à toda esta exposição, o e-commerce da empresa passou a ser o canal mais expressivo de vendas, o que gerou conflitos.
Este caso é orientado para discutir a estrutura e o conflito de canais de distribuição da empresa, sobretudo, a partir do dilema presente na história, identificar quais mudanças estruturais poderiam levar a empresa a resolver o conflito e integrar canais, adotando uma estratégia omnichannel. São três os objetivos principais de ensino: Identificar a estrutura de canais de distribuição apresentada pela empresa do caso Discutir os conflitos nos canais de distribuição e como podem ser amenizados Abordar mudanças estruturais que levem a adoção de uma estratégia omnichannel
As informações utilizadas para a elaboração deste caso de ensino foram obtidas de fontes primárias e secundárias. As primárias através de entrevistas com o sócio fundador da empresa e observação subjetiva, por meio da inserção de um dos autores do caso nas atividades da empresa. Para as fontes secundárias foi utilizada a transcrição de informações coletadas em documentos, jornais, gravações, contratos, entre outros. O nome da empresa permaneceu fiel durante todo o caso, apenas os nomes dos personagens foram disfarçados para preservar a identidade, porém, sem influenciar na contextualização.
Este caso para ensino poderá ser utilizado como material didático de condução do docente para alunos de graduação e pós-graduação de administração de empresas, em disciplinas de marketing, com os assuntos planejamento mercadológico, composto mercadológico, canais de distribuição e, mais amplamente, em estratégias de marketing. Caso utilize-se para alunos de graduação, é válido analisar anteriormente o nível de dificuldade em relação às temáticas propostas com explicações de certos conceitos trabalhados.
CAO, L. Business model transformation in moving to a cross-channel retail strategy: A Case Study. International Journal of Electronic Commerce, v. 18, n. 4, p. 69-96, 2014. NIJS, V, MISTRA, K, ANDERSON, E. T, HANSEN, K, & KRISHNAMURTHI, L. Channel pass-through of trade promotions. Marketing Science, v. 29, n. 2, p. 250-267, 2010. THOMÉ, L. Relacionamento e conflitos em canais de distribuição: um estudo em insumos agrícolas. Revista de Administração-RAUSP, v. 42, n. 2, p. 167-177, 2007.