Resumo

Título do Artigo

PRÁTICAS COLABORATIVAS EM COMPRAS PÚBLICAS: OS BENEFÍCIOS DA INTEGRAÇÃO PARA APRIMORAMENTO DOS RESULTADOS
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Palavras Chave

compras públicas
práticas colaborativas
valor público

Área

Administração Pública

Tema

Gestão e Inovação em Políticas Públicas

Autores

Nome
1 - Marilaine Aparecida Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia - PPGE/UFRRJ
2 - Daniel Ribeiro de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

Reumo

O viés da colaboração mostra-se abordagem promissora em Administração Pública, especialmente quando analisada sob o aspecto interno. Tendo em vista que a colaboração reúne indivíduos com experiência para criar soluções que serão implementadas, compondo um catalisador de estratégias, analisa-la sob o recorte das compras públicas, com foco na produção de valor público, representa temática importante de pesquisa com contribuições teóricas e práticas que incentivam a implementação de rotinas inovadoras, visando à otimização da gestão e ao bom aproveitamento dos recursos públicos.
Partindo-se da visão de valor público como um fator de otimização de resultados, este artigo busca analisar a produção de valores relacionados ao setor de compras a partir da perspectiva da colaboração dos atores internos, respondendo a seguinte questão: De que modo colaboração interna contribui para o aprimoramento dos resultados nos processos de aquisições públicas? O objetivo é demonstrar como a inclusão de práticas colaborativas podem vir a contribuir para o aprimoramento dos processos de aquisições, por meio da geração de resultados agregados de valores públicos.
Serão apresentados conceitos que enfatizam a proeminência da função compras como um componente central das organizações, com grande importância estratégica. A vista disso, e localizando a temática dentro da esfera pública, serão identificados valores a serem produzidos pelo setor de compras, tomando-se por base a Teoria do Valor Público inaugurada por Mark Moore (1995) e desenvolvida por outros estudiosos. Demonstrar-se-á que tais valores representam os resultados potencializados que os setores requisitantes esperam de suas demandas e que a eles também compete ajudar a construir.
Foi realizada pesquisa qualitativa e descritiva empreendida na unidade centralizada de compras de um município, cuja principal atribuição refere-se ao recebimento e processamento de requisições advindas de todas as secretarias que compõem a estrutura municipal. Para operacionalizar os dados, optou-se pela pesquisa bibliográfica, pela entrevista não estruturada e pela observação não participante. A partir do estudo bibliográfico, com estruturação de teoria, a temática foi contextualizada e discutida por meio de relatos e experiências dos sujeitos da pesquisa.
Por meio da análise das entrevistas e da literatura, verificou-se que as variáveis que formam os valores da eficiência, eficácia e efetividade são impactadas positivamente pela implementação das práticas colaborativas, quais sejam, a integração entre os setores e a utilização de um sistema informatizado, capaz de agregar, em tempo real, os atores e viabilizar um fluxo continuo e transparente de informações. A contrario sensu, a ausência da integração e de informatização causa prejuízos nos resultados das aquisições, eis que prejudica a formalização dos valores públicos almejados.
Conclui-se que quanto maior a colaboração maior a produção de resultados otimizados. Os achados permitiram observar que a integração se faz necessária, sobretudo, nas etapas de especificação, acompanhamento de compras, quantificação de pedidos e precificação, sendo que, a depender da existência de rotinas integrativas em cada uma dessas etapas, haverá o comportamento positivo ou negativo das variáveis de valor público correspondentes. Observou-se que as etapas de especificação e acompanhamento abrangem maior quantidade de variáveis, enquanto a quantificação e a precificação, quantidade menor.
ALMEIDA, Alessando Anibal Martins de; SANO, Hironobu. Função compras no setor público: desafios para o alcance da celeridade dos pregões eletrônicos. Revista de Administração Pública, v. 52, n. 1, p. 89-106, 2018 BRESSER PEREIRA, Luiz Carlos. Estratégia e estrutura para um novo Estado. Revista do Serviço Público, v. 48, n. 01, p. 5-25, 1997 ERRIDGE, Andrew. Public procurement, public value and the Northern Ireland unemployment pilot project. Public Administration, v. 85, n. 4, p.1023-1043, 2007 MOORE, Mark Harrison. Creating Public Value: strategic management in government. Cambridge, MA: Harv