Resumo

Título do Artigo

Gestão da Criatividade num Ecossistema de Inovação: O caso do Porto Digital na Cidade do Recife
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Palavras Chave

Gestão da criatividade
Inovação
Ecossistema de inovação

Área

Gestão da Inovação

Tema

Redes de Cooperação, Ecossistemas e Ambientes de Inovação

Autores

Nome
1 - Adriano Carlos Chihanhe
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Recife
2 - Fernando Gomes de Paiva Júnior
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Departamento de Ciências Administrativas
3 - Henrique Muzzio
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - DCA

Reumo

As empresas oferecem produtos e serviços aperfeiçoados, através do uso das tecnologias e da criatividade para a geração de ideias inovadoras, e que organizações se organizam de forma integrada e sistêmica para criar ecossistemas de inovação, que permitem desenvolver tecnologias e conhecimentos para a inovação, e estimular a criatividade por meio de troca de conhecimento e recursos. O Porto Digital é ancorado pela conectividade entre os intervenientes para partilhar conhecimento e promover a criatividade e inovação, processo que se torna efetivo com a gestão da criatividade das pessoas
O Porto Digital surge em resposta à demanda pelos serviços de TICs e Economia Criativa, que demandam altos níveis de inovação para melhor satisfazer os consumidores. A colaboração é fator indutor da criatividade permitindo a partilha de conhecimento e desenvolvimento eficaz da criatividade e inovação, desafiando os gestores a desenvolver capacidades de gestão da criatividade para tornar efetivo a inovação e a competitividade dos produtos e serviços oferecidos. Diante disso surge a pertinência em pesquisar como ocorre a gestão da criatividade no ecossistema de inovação do Porto Digital d Recife
A criatividade é fator determinante para as inovações nas organizações, pois gera ideias para a atualização de produtos e serviços (Buisine & Guegan, 2019). Os gestores promovem a partilha de conhecimento e experiência que influenciam criatividade (Hussain (2017), e as inovações estratégicas para criar produtos, processos e serviços competitivos, diferenciando-se dos seus concorrentes (Bragança et al., 2016). Os ecossistemas de inovação municiam a aquisição de novas tecnologias, informação para atualização de produtos e serviços (Pellikka & Ali-Vehmas, 2016; Etzkowitz & Zhou, 2017)
A pesquisa analisa os mecanismos de gestão da criatividade no Porto Digital do Recife, através da análise das ações desenvolvidas pelos gestores que integram o Núcleo de Gestão do Porto Digital. Usou-se a abordagem qualitativa e interpretativista, através de dados qualitativos secundários de documentos do NGPD e artigos. Foi feita análise de conteúdo, e foram usados os modelos da gestão da criatividade da SAS Institute e o da hélice tríplice que servem de base para a confrontação com os resultados da pesquisa realizada identificando as ações de gestão da criatividade no ecossistema
Os resultados revelam o engajamento dos gestores na promoção da participação dos colaboradores nas ações criativas e na abertura institucional para viabilizar a captação de insights externos. Os achados evidenciam que a coordenação é uma ação vital na operacionalização da hélice tríplice (governo, universidades e indústrias) no fomento da criatividade e inovação no ecossistema. Os resultados indicam que a ação dos líderes do núcleo no gerenciamento da criatividade é fator preponderante para a ampliação da criatividade e da inovação nesse ecossistema
A gestão da criatividade é partilhada pelos atores da hélice tríplice, sociedade civil e os líderes promovem formações, palestras, brainstorming, excursões, workshops, coaching e networking. Verifica-se maior poder na execução de tarefas por parte dos gerentes e colaboradores. Estudos futuros devem realizar investigações empíricas para evidenciar as percepções dos gestores sobre o seu papel na gestão da criatividade e competitividade do ecossistema. Conclui-se que ocorrem ações de gestão da gestão da criatividade tornando a iniciativa uma referência nacional no desenvolvimento de inovações
Hussain, S.T., Abbas, J., Lei, S., Haider, M. J., & Akram, T. (2017). Transactional leadership and organizational creativity: Examining the mediating role of knowledge sharing behavior.Cogent Business Management; Buisine, S., & Guegan, J. (2019). Creativity in virtual teams: bridging the gap between professional wisdom and scientific insights, 12 (2), p. 198-210; Bragança, F. F. C., Zaccaria, R. B., Giuliani, A. C., & Pitomba, T. C. D. T. (2016). Marketing, criatividade e inovação em unidades de informação. Revista Brasileira de Marketing, 15 (2), p. 237-245