Resumo

Título do Artigo

Antecedentes da inovação que permeiam a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: Proposição de uma Escala Multidimensões
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Antecedentes da Inovação
Escala Multidimensões
Educação Profissional e Tecnológica

Área

Administração Pública

Tema

Atendimento ao Cidadão e Prestação de Serviços e Inovação em Gestão Pública

Autores

Nome
1 - Ahiram Brunni Cartaxo de Castro
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN) - Campus Natal-Central
2 - Juliana Carvalho de Sousa
UNIVERSIDADE POTIGUAR (UNP) - Rio Grande do Norte
3 - Cristine Hermann Nodari
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - Mestrado Acadêmico em Administração
4 - Arthur William Pereira da Silva
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE) - CAMPUS JAGUARUANA
5 - Wanderson Fernandes Modesto de Oliveira
UNIVERSIDADE POTIGUAR (UNP) - Av. Roberto Freire

Reumo

A inovação na administração pública, apesar de uma temática em constante maturação, tem motivações legítimas associadas com os anseios da sociedade em lidar com os desafios de um ambiente complexo, dinâmico e de imprevistos. Na literatura, os estudos relacionados à temática tem dado atenção para os antecedentes da inovação (De Vries, Beckkers & Tummers, 2016; Santos, Sano & Souza, 2019), pois esses são projetados para gerar e aplicar ideias e conhecimentos para levar a novos e diferentes resultados em produtos, políticas, processos, tecnologias, empreendimentos e sistemas de governança.
Portanto, faz-se necessário o desenvolvimento de uma ferramenta que permita conhecer quais são os antecedentes da inovação permeiam a cultura e as práticas da administração pública brasileira, na delimitação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), pois não há registro na literatura, após consulta junto as bases Scopus e Web of Science, de uma escala focada nessa delimitação. Destarte, levantou-se como objetivo da pesquisa propor uma escala multidimensões para avaliar os antecedentes da inovação que permeiam a EPT no Brasil, na percepção de Docentes e Técnicos-Administrativos em Educação.
A inovação é uma estratégia para melhorar o desempenho organizacional do Estado, assegurar que o usuário tenha suas necessidades atendidas, e possibilitar uma participação direta entre prestador (Estado) e usuário em processos de exercício de cidadania. Segundo Hartley, Sørensen e Torfing (2013), a inovação na administração pública tem sido tratada, destacadamente na literatura internacional, por meio de indutores da inovação, caracterizados por De Vries et al. (2016) como antecedentes ambientais, organizacionais, características da inovação e antecedentes individuais.
Trata-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa e descritiva. A pesquisa foi realizada por meio de uma survey com uma amostra de 505 casos coletados junto a Docentes e Técnicos-Administrativos em Educação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do país. Utilizou-se de um questionário estruturado com 17 variáveis observáveis que foram agrupadas em construtos conforme o modelo de De Vries et al. (2016). Para a análise dos dados foi utilizado o software SPSS (análise fatorial) e software AMOS (recursos de Modelagem de Equações Estruturais).
As principais dimensões antecedentes da inovação que permeiam a EPT, organizadas no contexto dos quatro construtos testados, foram: participação/ pressão social, parcerias/ alianças/ cooperação, estratégias inovadoras, cultura de feedback, liderança transformadora/ cívica/ participativa/ atitudes pró-inovação de dirigentes, a estratégia organizacional/ visão, o comprometimento e o comportamento empreendedor dos servidores públicos. Os resultados ainda sinalizaram correlações entre os construtos que poderão ser testadas em estudos fracionados.
As conclusões do estudo sinalizam que os dados e testes realizados possuem confiabilidade e consistência podendo o questionário testado ser considerado como pertinente ao que se tenciona mensurar. Além disso, quando o construto “Organizacionais” for implementado ele precisa estar associado com os construtos “Características da Inovação” e “Individuais”, para que sejam considerados antecedentes que favorece a inovação. Enquanto que, para a implementação das “Características da Inovação”, e suas dimensões, esse antecedente deve estar associadas com os “Antecedentes Individuais”.
De Vries, H., Bekkers, V., & Tummers, L. (2016). Innovation in the public sector: A systematic review and future research agenda. Public administration, 94(1), 146-166. Hartley, J., Sørensen, E., & Torfing, J. (2013). Collaborative innovation: A viable alternative to market competition and organizational entrepreneurship. Public administration review, 73(6), 821-830. Santos, L. F. dos, Sano, H., & de Sousa, W. J. (2019). Antecedentes da inovação na gestão pública: Análise de experiências inovadoras do setor rural brasileiro. Gestão e Sociedade, 13(35), 2870-2900.