1 - Ricardo Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - PPGEGC
2 - Kellyn Clyciane Mendes Rosa UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis
3 - Cristiano José Castro de Almeida Cunha UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
Reumo
Em grande parte do século XX, e até recentemente, o paradigma dominante nos estudos de liderança estava centrado no líder e enfatizava “que liderança é uma combinação de traços ou características especiais que algumas pessoas possuem” (NORTHOUSE, 2019, p. 42).
Nas últimas décadas, o campo vem migrando do paradigma centrado no líder (paradigma industrial) para um paradigma que considera a liderança como um fenômeno social emergente (paradigma pós-industrial).
Esta é uma importante mudança que tem sido pouco estudada e, portanto, merece atenção.
Os estudos identificados na literatura não buscam compreender o desenvolvimento das teorias sobre liderança a partir da perspectiva dos paradigmas industrial e pós-industrial.
Buscando superar este hiato, o objetivo deste artigo é mapear o campo de estudo sobre liderança no período 2000 a 2019 e descrever a evolução (quantitativa) das teorias industrial e pós-industrial.
Os métodos da análise bibliométrica (NOYONS et. al., 1999) foram utilizados, com o apoio da ferramenta Vosviewer, para analisar 11.316 artigos recuperados da base de dados Scopus .
Rost (1993) propõe que, ao longo do século XX, as teorias da liderança mudaram de uma perspectiva centrada no líder (paradigma industrial) para uma perspectiva mais coletiva e distribuída (paradigma pós-industrial) (OSPINA; FOLDY, 2016).
Na literatura atual, coexistem os dois paradigmas (NORTHOUSE, 2019). Teorias emergentes tanto suplantam quanto complementam as teorias anteriores (AVOLIO et. al., 2009), mas parece haver uma tendência a considerar a liderança como um processo social complexo. Compreender esse desenvolvimento é crucial para o debate sobre o futuro da pesquisa em liderança.
A análise dos 11.316 artigos permitiu identificar como as teorias industriais e pós-industriais evoluíram no período 2000-2019.
Dos artigos analisados, 19,6% estão vinculados ao paradigma industrial e 80,4% ao pós-industrial de acordo com a definição de Rost (1993). Estes números mostram que existe uma tendência ao predomínio das teorias pós-industriais sobre as industriais.
A predominância ocorre em um contexto sociocultural marcado por questionamentos sobre a liderança centrada no líder que dominou os estudos sobre liderança realizados no século XX (BOHL, 2019).
1) Nos últimos 20 anos a maior parte das publicações sobre liderança estão vinculadas ao paradigma pós-industrial.
2) A teoria pós-industrial mais estudada é a Liderança Transformacional com 35,9% dos artigos, seguida pela Liderança Ética (13,4%) e pela Liderança Autêntica (8,7%).
3) O número de artigos publicados sobre liderança cresceu muito nos últimos 20 anos, passando de 187 artigos em 2000 para 1.291 artigos em 2019.
4) Foram identificadas várias teorias emergentes do paradigma pós-industrial: Liderança Ética, Liderança Autêntica, Liderança Compartilhada e Liderança Espiritual.
AVOLIO, J.; WALUMBWA, F.; WEBER, T. Leadership: Current theories, research, and future directions. Annual Review of Psychology, 60, 421–449, 2009.
BOHL, K. Leadership as phenomenon: Reassessing the philosophical ground of leadership studies. Philosophy of Management, 18(3), 273-292, 2019.
NORTHOUSE, P. Leadership: Theory and Practice. Thousand Oaks: Sage Publications, 2019.
ROST, J. Leadership for the twenty-first century. Westport (EUA): Praeger Publishers, 1993.
ROST, J. Moving from individual to relationship: A postindustrial paradigm of leadership. Journal of Leadership Studies, 1997.