Resumo

Título do Artigo

A CONTRIBUIÇÃO DA PRÁTICA PARA A PESQUISA SOBRE O USO DAS MÍDIAS SOCIAIS NA APRENDIZAGEM EM ORGANIZAÇÕES
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Palavras Chave

Teoria da Aprendizagem Social
Teoria da Presença Social
Lentes teóricas

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Aprendizagem nas Organizações

Autores

Nome
1 - Mirian Assumpção Lima
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP) - DEGEP

Reumo

O uso das mídias sociais na aprendizagem em organizações tem um apelo evidente para pesquisadores desse campo. As organizações e os indivíduos se favorecem do compartilhamento de informações e do conhecimento possibilitado pelas MS, uma vez que essas ferramentas proporcionam oportunidades para a interação e a aprendizagem continuamente no ambiente organizacional e fora dele. As MS são baratas, rápidas e de amplo alcance. Ainda assim, é inexpressivo o número de pesquisas sobre o emprego das MS nos processos de AO, mesmo sendo esse argumento convincente.
Examinar como a literatura sobre os modos de engajar a prática na pesquisa propostos por Orlikowski (2010) pode contribuir para a compreensão e a redução das lacunas existentes nos campos que investigam o fenômeno do uso das mídias sociais na aprendizagem em organizações.
Engajar-se com a prática na pesquisa implica uma reconsideração explícita das premissas paradigmáticas. Orlikowski (2010) destaca três modos de envolver a prática na pesquisa gerencial empregados pelos pesquisadores, e as diferenças identificadas surgem como resultado de focos distintos e da lógica da investigação: “um enfoque empírico sobre como as pessoas agem em contextos organizacionais; um foco teórico na compreensão das relações entre as ações das pessoas e as estruturas da vida social; e um foco filosófico no papel constitutivo das práticas na produção da realidade social”.
Em uma perspectiva sociológica, as MS podem contribuir para a AO, pois os indivíduos aprendem na interação dentro dos sistemas sociais. Nessa lógica, é possível assegurar: i) a importância da interação por meio de conteúdo compartilhado para compreender o emprego dessas tecnologias como são adotadas pelas práticas sociais recorrentes de uma comunidade de usuários; ii) a possibilidade de geração de conhecimento em um processo coletivo e compartilhado, propiciado pela interconectividade das MS; iii) a comparabilidade com outras pesquisas dos campos da prática, tecnologias em uso e aprendizagem.
Em razão da inexistência de uma teoria da prática abrangente e sistemática, igualmente de uma teoria da aprendizagem organizacional e uma das mídias sociais, os pesquisadores necessitam explicitar os conceitos que orientam o fenômeno estudado, os paradigmas, a epistemologia e a ontologia adotadas. A investigação deve ser realizada sob múltiplos níveis, pois o processo ocorre em nível individual e transcende o grupo e a organização.
Brandi, U., & Elkjaer, B. (2011). Organizational learning viewed from a social learning perspective. Handbook of organizational learning and knowledge management, 2, 23-41. Gherardi, S. (2011). Organizational learning: The sociology of practice. Handbook of organizational learning and knowledge management, 2, 43-65. Kaplan, A. M., & Haenlein, M. (2010). Users of the world, unite! The challenges and opportunities of Social Media. Business horizons, 53(1), 59-68. Orlikowski, W. J. (2010). Practice in research: phenomenon, perspective and philosophy. Cambridge Handbook of Strategy as Practice, 23