Resumo

Título do Artigo

Exploração da adoção de Agricultura de Precisão no contexto da Agricultura 4.0: proposta de um modelo conceitual
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Agricultura de precisão
Adoção
Agricultura 4.0

Área

Agribusiness

Tema

Inovação e Tecnologia

Autores

Nome
1 - Sergio Monteleone
Centro Universitário da FEI-SP - São Paulo
2 - Edmilson Alves de Moraes
Centro Universitário da FEI-SP - São Paulo
3 - Roberto Max Protil
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Viçosa
4 - Rodrigo Filev Maia
Deakin University - CEERF

Reumo

A agricultura está mudando nos últimos anos, aproveitando os benefícios da Internet das Coisas (IoT). Apesar desse progresso, há uma percepção de que a adoção de Agricultura de Precisão (AP) esteja ocorrendo a um ritmo menor do que o esperado. No início do século XXI o conceito de agricultura 4.0 surgiu como uma evolução do conceito da AP e através da difusão da IoT. Poucas pesquisas foram realizadas sobre agricultura 4.0, sendo em sua maioria de cunho teórico e limitadas a empresas pioneiras. Isso significa que é necessária uma análise mais aprofundada para entender o que é a agricultura 4.0.
Vários estudos destacam o potencial da agricultura 4.0, outros destacam os desafios a serem resolvidos. Pouca atenção tem sido dada aos fatores relacionados à agricultura 4.0, ao comportamento do agricultor e à gestão de operações. Portanto, os seguintes objetivos de pesquisa são definidos: explorar os fatores que afetam a adoção de AP no contexto da agricultura 4.0, com foco no comportamento do agricultor e na gestão de operações; propor um modelo conceitual para apoiar o desenvolvimento de teoria sobre a adoção de AP no contexto da agricultura 4.0.
Na literatura é possível encontrar mais que vinte definições de AP, pelo contrário a agricultura 4.0 é um termo ainda vago. Porém recentemente Sponchioni et al. (2019) propõem uma definição holística, usada nesse trabalho. A literatura sobre a adoção de AP concentra-se na análise das características do agricultor, da empresa agrícola e da tecnologia. Para o estudo da adoção de inovações, com foco no comportamento humano, a referência teórica é a Teoria do Comportamento Planejado (TPB), amplamente aplicada em diferentes contextos, incluindo a adoção de tecnologia na agricultura.
Considerando a incipiente teoria sobre a agricultura 4.0, foi adotada uma abordagem exploratória multi-métodos, composta por entrevistas semi-estruturadas com especialistas e estudos de caso em empresas agrícolas. Nove especialistas foram selecionados pela sua especialidade em agronegócio, AP, irrigação e gestão de operações. Duas empresas agrícolas de açaí foram selecionadas, cujos proprietários tinham interesse em experimentar sistemas avançados de irrigação. Os resultados das entrevistas foram codificados com base nos construtos da TPB e fatores resultantes da fundamentação teórica.
Como resultado da revisão da literatura, entrevistas com especialistas e estudos de caso foram identificados os fatores que podem afetar a adoção estudada. Esses fatores foram organizados para compor um modelo conceitual, que busca prever o comportamento do agricultor. As relações entre esses fatores foram explicadas por meio de proposições teóricas. Os resultados empíricos permitiram identificar também o ecossistema de uma empresa agrícola. Três fatores, pouco explorados na literatura sobre a agricultura 4.0, são discutidos: gestão de operações, acesso ao mercado e cooperativismo.
Para preencher as lacunas da literatura e atingir os objetivos definidos, uma pesquisa empírica foi realizada, por meio de entrevistas com especialistas e estudos de caso. Os resultados da pesquisa empírica e da revisão da literatura apoiaram a proposta de um modelo conceitual e do ecossistema de atores envolvidos na adoção estudada. Os resultados enfatizaram três fatores pouco explorados na literatura: gestão de operações, acesso ao mercado (de tecnologias, financiamentos e educação) e cooperativismo. Para cada fator, este trabalho colocou algumas perguntas que requerem pesquisas futuras.
AJZEN, Icek. The theory of planned behavior. Organizational Behavior and Human Decision Processes, v. 50, n. 2, p. 179-211, 1991. BOCHTIS, Dionysis; SORENSEN, Claus Aage Gron; KATERIS, Dimitrios. Operations Management in Agriculture. Academic Press, 2018. JØRGENSEN, Martin H. Agricultural field production in an ‘Industry 4.0’concept. Agronomy Research. v. 16, n. 1, p. 94 102, 2018. SPONCHIONI, G. et al. The 4.0 revolution in agriculture: a multi-perspective definition. In: Summer School F. Turco-Industrial Systems Engineering, p. 143-149, 2019.