Resumo

Título do Artigo

IMPACTO DA GOVERNANÇA CORPORATIVA NA DIVULGAÇÃO AMBIENTAL: EVIDÊNCIAS DAS ECONOMIAS LIBERAIS
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Palavras Chave

Divulgação ambiental
Governança Corporativa
Economias Liberais

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Desempenho Social Corporativo (CSP)

Autores

Nome
1 - Alan Bandeira Pinheiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuárias e Contabilidade
2 - Marcelle Colares Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC/DC/PPAC
3 - GEORGE ALBERTO DE FREITAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Feaac
4 - MARÍA BELÉN LOZANO GARCÍA
Universidad de Salamanca - Faculdad de Economía y Empresa

Reumo

O sucesso da empresa depende, em parte, do conselho de administração, já que ele é responsável por aprovar e supervisionar as metas estratégicas e criar a cultura empresarial. A relação entre governança corporativa e a divulgação ambiental tem ganhado bastante atenção dos pesquisadores, das empresas e dos governos, embora ainda existam várias limitações nas pesquisas existentes nesse campo. Recentemente, os mecanismos de governança passaram a ser investigadas como fatores predisponentes ou não na tomada de decisão da alta administração sobre responsabilidade socioambiental e sua divulgação.
Existe uma escassez de pesquisas que abordem comparativamente a divulgação ambiental de empresas de diferentes países de um mesmo tipo de capitalismo, por exemplo, economia de mercado liberal ou coordenado. Mediante essa limitação, a pesquisa tem como objetivo: investigar quais mecanismos de governança corporativa impactam na divulgação ambiental das empresas localizadas em economias liberais.
Entende-se que a governança corporativa auxilia as empresas a dirigir e controlar seus negócios, de maneira justa com todos os stakeholders, tendo um papel fundamental na promoção da responsabilidade socioambiental e sua divulgação ambiental. O foco do referencial teórico são as características dos mecanismos de governança e sua possível influência na tomada de decisão da alta gestão relativa à responsabilidade socioambiental e sua divulgação.
A amostra constituiu-se das 1.037 empresas da Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos, países de economia de mercado liberal. A variável dependente desse estudo é o nível de divulgação ambiental. As variáveis independentes são os mecanismos de governança corporativa: reuniões no conselho, comitê de auditoria, tamanho do conselho, comitê de RSC e diversidade. Os dados foram analisados através da regressão hierárquica (método stepwise).
Os dados mostram que a divulgação ambiental é similar nas empresas dos países estudados, em virtude das características de capitalismo próximas. Ademais, constatou-se que empresas localizadas na Irlanda e no Reino Unido tendem a ter um conselho maior se comparado aos conselhos das outras empresas. Os dados revelam que o tamanho do conselho e a presença de um comitê de sustentabilidade impactam positivamente a divulgação ambiental. A diversidade de gênero impacta negativamente a divulgação ambiental. GRI e ROA foram significantes e impactam positivamente a divulgação ambiental.
O estudo conclui que os mecanismos de governança corporativa em diferentes tipos de capitalismo influenciam as políticas de divulgação ambiental. Essa pesquisa mostra a importância do conselho de administração para as decisões sobre responsabilidade social corporativa. Dessa maneira, as empresas devem considerar que a composição do conselho de administração é um dos responsáveis pela atuação ambiental das empresas, já que ele tem grande papel no planejamento e acompanhamento das políticas estratégicas de responsabilidade social corporativa.
Jamali, D., Safieddine, A. M., & Rabbath, M. (2008). Corporate Governance and Corporate Social Responsibility Synergies and Interrelationships. Corporate Governance: An International Review, 16(5), 443–459. Oliveira, M. C., Ceglia, D., & Antonio Filho, F. (2016). Analysis of corporate governance disclosure: a study through BRICS countries. Corporate Governance: The International Journal of Business in Society, 16(5), 923–940.