Resumo

Título do Artigo

MERCADO DE EVENTOS DE FORMATURA E SUAS OPORTUNIDADES: O PERFIL DO FORMANDO CONSUMIDOR
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Palavras Chave

Consumo
Formatura
Empresa de eventos

Área

Marketing

Tema

Consumo, Materialismo, Cultura e Sociedade

Autores

Nome
1 - Marcos Giovane da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
2 - Alberdan José da Silva Teodoro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia - DAE
3 - RAFAEL RODOLFO SARTORELLI SADOCCO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
4 - Rondinelli Heitor Resende Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras, Mg
5 - Luiz Marcelo Antonialli
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia

Reumo

O mercado de eventos de formatura universitária no Brasil segue em franca ascensão. A formaturas universitárias já representam mais de 10% dos 17 bilhões de reais que o mercado de cerimônias sociais gira em média por ano. Portanto, este estudo se apresenta como justificável, posto que traz impacto tanto à academia como para o âmbito gerencial, devido a exploração de um mercado ainda pouco estudado, somado a economia e a comunidade, fornecendo informações valiosas para os agentes que estão inseridos neste mercado. Também é importante destacar o ineditismo deste estudo.
Este trabalho objetivou analisar o comportamento dos consumidores na Mesorregião Campos das Vertentes de Minas Gerais, selecionando três cidades: Barbacena, Lavras e São João del Rei. Nessa região, existem não apenas dados relevantes sobre o mercado de formaturas, como cinco empresas operando nesse segmento, além de contar com várias instituições de ensino superior, e, por conseguinte, número substancial de universitários. Por esses motivos, o presente artigo almejou identificar o comportamento e o perfil dos consumidores de festas de formatura.
Os bens ou serviços que são associados a um certo simbolismo, podem corroborar e validar os significados culturais e sociais que contextualizam as fases da vida de uma pessoa (ROOK, 2007). Coelho et al. (2017) cita que a formatura é um ritual de passagem, ou seja, é um momento que marca a vida de uma pessoa. Portanto, os eventos de formaturas podem ser considerados compras de alto envolvimento, composto de simbolismos, significados e sentimentos diferentes, e que podem variar para cada indivíduo, envolvendo gostos, percepções e preferências individuais e coletivas.
O presente estudo é considerado de natureza quantitativa. Os dados são frutos de fonte primária, coletados entre os meses de setembro de 2019 a fevereiro de 2020, nas cidades de Lavras, São João del Rei e Barbacena, utilizando um questionário estruturado em formato on-line (Google Forms®). A amostragem é classificada como não-probabilística e por acessibilidade. Obteve-se 545 respostas válidas. Os dados provenientes dos questionários dos consumidores (universitários) foram tabulados e processados com auxílio dos softwares Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) e Microsoft Excel®.
Os resultados mostraram que os universitários, em sua maioria, são jovens entre 18 e 25 anos, solteiros, dependentes financeiramente de alguém, e que necessitam da família para ajudar na participação da formatura. Nesse sentido, a realização da formatura se torna um objetivo e sonho a ser realizado pelo próprio universitário, mas também pela família. Foi identificado que as festas devem contar com a maior diversidade possível de alimentos e bebidas. Existe uma aceitação significante por festas de alto valor, mas há um público representativo que se interessam por eventos abaixo de 3.000 reais.
Ao final deste trabalho, conclui-se que o perfil embora plural, apresenta aspectos centrais, que podem servir de base para o aprimoramento desse segmento. Todavia, como estudo inicial sobre o perfil do consumidor de festa de formatura, a pesquisa conseguiu encontrar resultados satisfatórios e, ao mesmo tempo, levantar um panorama sobre o mercado de formatura das cidades de Barbacena, Lavras e São João del Rei.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo da Educação Superior 2018. Brasília, 2019. COELHO, P.; ORSINI, A.; BRANDÃO, W.; PEREIRA, R. A Vulnerabilidade e Conspicuidade das Relações de Consumo no Ritual de Formatura. Revista Interdisciplinar De Marketing, 7(1), 57-73. 2017. MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3ª edição. Porto Alegre: Bookman. 2001. ROOK, Dennis W. Dimensão ritual do comportamento de consumo. Revista de Administração de Empresas, 47(1), 81-98. 2007.