Resumo

Título do Artigo

A SOCIOMATERIALIDADE DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ADMINISTRAÇÃO: Perspectivas e desafios
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

ensino-aprendizagem
materialidade
sociomaterialidade

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Cecília Oliveira Bezerra
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - NPGA/EAUFBA
2 - Eduardo Paes Barreto Davel
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - EA

Reumo

No ensino-aprendizagem em Administração a dimensão material é fortemente desprezada, descartada como se fosse mera ferramenta presente na ação humana. Com efeito, encontramos uma discussão limitada sobre o papel da materialidade como ‘meio’ para a aprendizagem. Nessa discussão, as questões sociais da materialidade são praticamente inexistentes. Consequentemente, duas carências de pesquisa se apresentam como relevantes: (a) ausência de revisões da produção acadêmica que considerem plenamente a materialidade e (a) ausência de pesquisa construída a partir de uma abordagem sociomaterial.
O objetivo desta pesquisa é mapear, sistematizar e discutir a produção acadêmica sobre a materialidade do ensino-aprendizagem em Administração, promovendo a sociomaterialidade como perspectiva para o avanço de pesquisas futuras.
A fundamentação teórica da pesquisa é baseada nas pesquisas sobre ensino-aprendizagem em Administração com enfoque na materialidade e sociomaterialidade, bem como nos estudos de sociomaterialidade no campo da Educação. A fundamentação teórica é oriunda de uma revisão sistemática da produção acadêmica publicada nas bases de dados nacionais e internacionais.
Esta pesquisa desperta para a relevância acerca de como a sociomaterialidade pode ser mobilizada no ensino-aprendizagem em Administração. Isso é significativo em um contexto da produção acadêmica marcado pela precariedade da produção acadêmica que trata do tema em Administração. Uma abordagem sociomaterial pode impactar na formação dos futuros administradores e o alto potencial de uma agenda futura que deve comtemplar novas pesquisas teóricas e empíricas sobre elementos humanos e não humanos no ensino-aprendizagem em Administração.
No âmbito do ensino-aprendizagem em Administração, os resultados desta pesquisa sobre a materialidade e a sociomaterialidade estruturam-se em um conjunto de concepções, âmbitos, estímulos, carências e desafios. Proporcionamos uma demonstração de como a abordagem sociomaterial acarreta novas perspectivas para a educação em Administração, envolvendo transformações que impactarão em nossos espaços de aprendizagem, no uso e compreensão do potencial dos artefatos e objetos na educação, na atuação e no papel dos sujeitos da comunidade educacional, na arquitetura das instituições de ensino.
ACTON, R. E. Innovative learning spaces in higher education: perception, Pedagogic practice and place. (Ph.D Thesis). James Cook University, Austrália, 2018. BARRY, D.; MEISIEK, S. Discovering the Business Studio. Journal of Management Education, v. 39, n. 1, p. 153–175, 2014. FENWICK, T. Emerging approaches in educational research : tracing the socio-material. London: Routledge, 2011. TAYLOR, S. S.; STATLER, M. Material Matters: Increasing Emotional Engagement in Learning. Journal of Management Education, v. 38, n. 4, p. 586–607, 2014.